Dúvidas mortais

Porque é que em todos os filmes/séries que retratam períodos anteriores a 1700, tem que haver uma cena num bordel? Da minha considerável experiência com o género histórico no que à televisão e sétima arte diz respeito, diria que é sempre apresentada uma destas situações:


1 - O mercenário contratado para assassinar alguém importante durante uma visita deste a um bordel;

2 - O bordel que tem uma sala hiper-mega-secreta reservada para conspirações de Estado;

3 - A pessoa que vai ao bordel resgatar, quase sempre em fúria, uma outra pessoa, que é geralmente o irmão.


Então, qué pasa? É obrigatório, tipo o cumprimento de uma quota mandatória de deboche?





P.S.: O menino -vestido- da imagem chama-se François Arnaud. De nada.



4 comentários

  1. Post deveras cómico. Esta dúvida mortal remete-me para uma outra: porque motivo nos filmes e nas séries policias (chungas e de boa qualidade) há quase sempre uma cena de investigação, perseguição e/ou pancadaria num bar de strip? Será a actualização da cena de bordel para os nossos tempos, tipo variável dentro do invariável à la Lévi-Strauss?

    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa nunca tinha pensado! A minha conjetura é que estas cenas ajudam a captar o espírito de uma época (a corrupção em todas as aceções da palavra). Repara que em contraste as representações das eras vitoriana e eduardiana são só arco-íris e unicórnios, e os filmes e séries retratando esses períodos são quase sempre assexuados. Agora com a transposição para os nossos tempos a coisa complica-se - será a constante a relação entre a corrupção do espírito e a do corpo?

      Eliminar
  2. Hum... bem, acho que esse contraste entre arco-íris/deboche remete para um outro que é precisamente entre o público e o privado, entre a fachada de respeitabilidade e a permissividade, tudo muito bem clivado conforme a moral da época.

    Rita

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.