Como ter um blog de sucesso

Se é verdade que há muitos e bons artigos sobre os essenciais de ter um bom blog (a quem tiver curiosidade, recomendo este), sobre a questão de como encaminhar um blog para o sucesso paira um certo tabu. Porque não são assim tantos em Portugal, é certo, mas também porque, parece-me, quem consegue essa proeza gosta de passar a imagem de que simplesmente aconteceu. Até os percebo - por alguma razão cuja compreensão me escapa, admitir que se quer ter um blog muito visitado ou comercial equivale quase a um crime moral. 


Antes de mais, esclareço que o Perdida em Combate existe há três meses e que não é, e talvez nunca venha a ser, um blog de sucesso. Ainda assim, creio ter alguma perspicácia para perceber os meandros do marketing digital (afinal, é disso que trata a divulgação de um blog). Esclareço também que, no âmbito deste texto, defino um blog de sucesso de uma forma -talvez demasiado- simplista: um blog de sucesso é um blog que atrai tráfego e que conta com um número considerável de leitores regulares. Não é necessariamente comercial, uma vez que é possível ter um blog popular excluindo esse caminho. 


Julgo que será óbvio a qualquer pessoa que tenha como objetivo ter um blog lido que neste reino sobrelotado não basta ter conteúdo bom: isso é essencial, mas constitui apenas metade do trabalho. A outra metade depende quase exclusivamente das estratégias de divulgação. Um blog com excelentes conteúdos que não é divulgado será um blog com excelentes conteúdos sem visitas, a menos que a sorte intervenha. Por exemplo, sei que lá fora é bastante comum que bloggers e youtubers desconhecidos vejam a sua carreira lançada por um blogger ou youtuber famoso, que num ato totalmente altruísta decidiu recomendar esses espaços aos seus seguidores. Não gosto de generalizações, mas sou obrigada a notar que esse reconhecimento desinteressado do bom trabalho alheio é uma característica muito pouco portuguesa. Por isso, para quem pretende ter um blog de sucesso, o único caminho é uma divulgação metódica e inteligente. Estas são as 5 formas de divulgação que me parecem fazer sentido, algumas das quais tenho vindo a colocar em prática: 



1. COMENTÁRIOS EM BLOGS: É a estratégia mais comum e atrai maioritariamente visitas de outros bloggers. Aqui, há uma regra muito importante - respeitar os autores dos blogs nos quais comentamos. Estão a ler um post que deu trabalho àquela pessoa, não comentem só para marcar presença. Não deixem os links de todas as vossas redes sociais. Não peçam para vos seguirem. Sigam um blog porque gostam dos conteúdos, não porque estão à espera que o autor vos siga de volta. Enfim, tenham bom senso e interessem-se genuinamente pelo trabalho dos outros;


2. GUEST POSTS: Outra maneira de levar o blog a passear. Proponham ao autor de um blog que gostam de ler que publique um post vosso - e vice-versa. Podem até ser blogs com temas diferentes - quem diz que os leitores de um blog generalista não seguem também blogs de moda? 


3. POSTS PAGOS EM BLOGS ESTABELECIDOS: Por melhor que o vosso blog seja, será difícil aliciarem o autor de um blog conhecido a aceitar um guest post vosso. Poderão, no entanto, fazer uma troca comercial: pedir-lhe que publicite o vosso blog. Não me faz comichão nem tão-pouco acho que seja desonesto: um blog é um produto; publicitá-lo é a forma óbvia de atrair pessoas interessadas;


4. PASSATEMPOS E GIVEAWAYS: São excelentes formas de atrair tráfego e likes para a página de Facebook do blog. Esta é uma estratégia que requer algum investimento, visto que no começo é improvável que uma marca vos ceda o prémio para oferecer. Escolham os produtos para os giveaways de forma inteligente: por exemplo, se toda a gente anda a falar da agenda X ou do iluminador Y, ponderem oferecer uma dessas coisas;


5. ANÚNCIOS NO FACEBOOK OU NO GOOGLE: Não sei explicar como funciona o processo de anunciar no Google, mas no Facebook é bem simples. Existe, associada à página do blog, a possibilidade de criar um anúncio. Para isso basta definir o público-alvo em termos de idade, interesse, país(es) e língua(s), indicar o montante que pretendem gastar e a duração do anúncio. Se virem que não estão a ter um bom retorno, podem desativá-lo e voltar a redefinir as preferências - apostem na tentativa e erro.


Vale a pena lembrar que, para o sucesso destas estratégias, é essencial que o blog e os seus conteúdos tenham qualidade. A isso, têm que somar investimento e paciência. Conhecendo os métodos de divulgação, podem desenhar uma estratégia de crescimento de acordo com as vossas possibilidades: um passatempo este mês, um anúncio no Facebook no mês seguinte, etc. E, claro, têm que gostar muito do que estão a fazer. Quer tenham um blog generalista, de fotografia ou de moda é importante que aquilo que vos motiva seja, em boa parte, a vontade de explorar a vossa criatividade. Só dessa forma aqueles dias em que não têm um único seguidor novo apesar de terem passado horas a fotografar ou a escrever acabam por compensar.



41 comentários

  1. Muito bem
    Muito sucesso!

    Bom feriado, beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Desculpa, estava com um problema no teclado, dizia eu que, embora ache interessantíssimo tudo o que as pessoas fazem para ter um blog de sucesso, nunca fiz nada, e nunca tive um blog de sucesso. Para mim o blog é um canto onde escrevo sobre o que me dá na real gana, sem filtros, e onde conheço pessoas interessantes...Num outro blog que tive cheguei mesmo a conhecer pessoalmente muitos dos que comentavam o blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho isso totalmente válido! Um blog deve ser o que queremos. Enervam-me é os puristas que acham que os blogs devem ser só uma coisa.

      Eliminar
    2. Esta também é a minha definição de sucesso é por isso que mantenho o meu espaço à tanto tempo :)

      Eliminar
  3. Pois eu acho que o pessoal está farto de ser "forçado" a ler um blogue. Guest posts e giveaways são chão que já deu uvas... hoje em dia, para divulgar o blogue, devemos apenas investir em bons conteúdos e deixar comentários interessantes nos outros blogues. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bons conteúdos sempre e acima de tudo, claro. Mas acho mesmo que a divulgação deve ir para além dos comentários em outros blogs. Até porque é um método com algumas limitações - estamos a alcançar, na maioria dos casos, outros bloggers, não o público em geral. Acho que os anúncios publicitários podem fazer a sua parte.

      Eliminar
    2. E deixar de comentar os títulos, mas os posts por completo - o que nem toda a gente faz. Não é dona "S*"!!?

      Eliminar
    3. Anónimo das 12:59, não sei de que fala, se era uma boca para mim... :)

      Nádia - giveaways é guest posts parecem-me atrair um público muito juvenil. Dependendo do blogue, talvez não seja o público mais "pretendido". :)

      Eliminar
  4. É completamente válido querer ter um blogue de sucesso, não percebo o tabu, pode ser para render algum dinheiro ou simplesmente porque gosta de escrever e ser lido.
    Mas concordo tanto, mas tanto com a parte de "que esse reconhecimento desinteressado do bom trabalho alheio é uma característica muito pouco portuguesa."

    Boas dicas :)

    ResponderEliminar
  5. Olha respondo-te aqui, porque até se enquadra no tema, ao comentário que me fizeste no blog à uns dias. Um blog é por definição um diario na net. E isso é da sua definição. E estenderam-na a tudo o que mexe na web. Agora o tema do mesmo isso fica ao critério de qualquer um e uma magazine ou um site não é um blog. Um blog quer texto, quer partilha... não quer um overload de imagens ou um book na integra. Não me choca que existam agora que se denominem blogs isso sim, incomoda. Especialmente porque já cá estou à imensos anos, Acho que 7 a escrever, e quase 10 como leitora. Isso dá-me outro tipo de perspectiva. Gosto que a opinião dos bloggers seja mais reconhecida. Isso é bom. Agora não vamos chamar de bloggers a tudo o que mexe ou a pessoas que tem equipas a escrever os seus conteúdos. Isso roça o absurdo.
    Na minha opinião querer ter um blog de sucesso deve ser objectivo de todos seja o sucesso o grau que lhes colocar-nos. Regional, Nacional, Top da categoria, x visitar diarias, x comentários, seres reconhecida pelo teu blogger preferido. Mas não concordo com os Giveaways/guest posts como forma de criar tráfego para os blogs. Porque esse tráfego não interessado na tua qualidade enquanto blogger. E acho que as pessoas não compreenderam que 10 mil visitas por um creme não faz de ti uma boa blogger muito menos de sucesso. Acho que se alguém quer divulgar o que fazes deve fazer porque o quer e não porque há trocas comerciais envolvidas ou sequer um pedido. Afinal... diz-me uma coisa. O sucesso das bloggers de renome e com maior sucesso temporal não surgiu desta forma... se tivesses não tinha durado décadas. Fui da qualidade de escrita delas., capacidade comunicativa... etc... Aliado a isso, marcas começaram a apoiar. E ai começa o rendimento. E não ao contrário como muita gente prega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como deves ter percebido através do meu texto, discordo de quase tudo. Se em Portugal os blogs que são hoje de sucesso levaram anos a descolar, isso deve-se mais ao modo como as coisas acontecem por cá. Como disse, creio que a qualidade dos conteúdos é crucial. Mas é a base, a condição necessária, não é estratégia de divulgação e é sobre isso que este texto fala.

      Concordo em parte em relação aos Giveaways, porque grande parte do tráfego vem de sites exclusivamente dedicados a passatempos. No entanto, é uma forma tão boa como qualquer outra de expor o blog, e por experiência confirmo que atrai visitas que se tornam regulares. Já os guest posts só têm, a meu ver, vantagens - se uma blogger publica um texto meu, os leitores que visitarem o meu blog fá-lo-ão porque consegui cativá-los com o meu post.

      Tendo bons conteúdos, estamos prontos para, se o desejarmos, partir para a divulgação. Podemos esperar que as coisas aconteçam, mas eu prefiro ser ativa nessa frente e dedicar tanta atenção e cuidado à divulgação quanto ao conteúdo.

      Eliminar
  6. Amei o post e as dicas.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Já abordei este tema algumas vezes e não podia estar mais de acordo contigo. Em apenas três meses conseguiste ter mais seguidores que eu em oito, e tal como referes, não se trata de um ter melhores conteúdos que o outro, mas sim pelas "estratégias de divulgação". Confesso que no início não dava muita importância a este factor, mas depressa me apercebi que é vital saber vender o nosso peixe. Se não nos dermos a conhecer, como é que esperamos que alguém encontre o nosso blog? É senso comum.

    Compreendo o interesse dos adeptos dos pontos 2 e 3, mas não acho piada nenhuma a isso. Não consigo sequer conceber a ideia de ter outra pessoa a escrever no meu espaço. As giveaways não me incomodam quando são realizadas ocasionalmente e com sentido. No entanto, conheço um ou dois casos de blogs de conteúdo questionável, que chegam a fazer uma por semana, e depois escrevem posts "chocados" por terem chegado a X nº de followers. Por favor. Posso até nunca conseguir ter "sucesso", mas prefiro alcançá-lo por mim do que através de "esquemas" destes.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo perfeitamente que alguém não queira ter um post de outra autoria no seu espaço! Eu por acaso acho que é uma boa forma de dois bloggers com comunidades de seguidores distintas apresentarem o seu trabalho a pessoas que o desconhecem. Sobre os Giveaways... concordo, é preciso ter bom-senso, mas se feitos da maneira certa podem ser um grande impulso para a dinâmica do blog.

      Eliminar
  8. Concordei com praticamente tudo o que disseste! Só tenho pena que algum do público que venha com giveaways, não seja publico para ficar. Porque já me aconteceu ganhar alguns seguidores e alguns gostos no facebook através de passatempos, o passatempo acaba e a pessoa não ganha. E o que é que ela faz a seguir? Deixa de seguir o blog e tira o like da página. Isso dá cabo de mim sinceramente... Relativamente a pagar publicidade no facebook, pergunto-me até que ponto poderá ser compensatório.
    Gostei do post :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog
    Giveaway - Vale 25€ Kiko

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, grande parte do tráfego vem de sites dedicados a passatempos e há quem deixe de seguir o blog ou a página de Facebook mal o passatempo acabe. Quando terminei o meu primeiro passatempo estava preparada isso, por sorte não aconteceu como pensei.

      Em relação aos anúncios no Facebook, há várias variáveis que podem influenciar a opinião sobre ser ou não compensatório. Mas se estiveres a pensar nisso podes enviar-me um e-mail que explico-te melhor :)

      Eliminar
  9. Gostei tanto de ler esta tua publicação, Nádia! É muito bom que apenas em 3 meses de blog já tenhas estas estratégias em consideração! Eu acho que o teu está num óptimo caminho, tens feito dele um blog realmente interessante de seguir, com publicações que valem a pena ler!

    E concordo, um blog de sucesso não é necessariamente um blog comercial. Depende muito do intuito e das prioridades de cada blogger! Eu, por exemplo, valorizo muito a qualidade do conteúdo e a interacção com os leitores e isso para mim vem em primeiro lugar.

    Deixaste-me a pensar nos guest posts!

    Beijinhos

    --
    Sofia | Seventeen Seconds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh Sofia, obrigada, mesmo! É bom ler que tenho estado a fazer as coisas certas, principalmente quando a opinião vem de alguém com um super cool blog como tu :)

      Eliminar
  10. excelentes dicas! o meu blog por acaso anda ao deus dará, é no que dá a falta de tempo!

    ResponderEliminar
  11. Óptimas dicas, vamos lá ver se começo a dar uso a algumas :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei o teu post! Muito bom mesmo :).
    Não sejas pessimista, eu acredito que o teu blog pode ter muito sucesso, tens é que acreditar e aplicar as tuas dicas. Escreves muito bem, adoro os teus posts e o teu blog.
    Quanto aos giveaways e aos guest posts, concordo contigo, são um bom meio para atrair visitas e não devemos ter vergonha disso. No entanto, acho que são apenas ferramentas que nos ajudam a chegar mais facilmente ao sucesso. Se um blog tiver um conteúdo fraco, as pessoas só vão pôr like no facebook no blog para ganhar o giveaway e depois nunca mais voltam ao blog.
    Mas de resto, adorei todas as tuas dicas e tens razão, aqui em Portugal não se fala muito em monetizar/ atrair mais visitas para um blog, parece quase um crime e acho que devíamos alterar essa mentalidade.
    Beijinhos,
    Cherry

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo em relação aos giveaways; como disse o bom conteúdo é a base, estas dicas pressupõem que já existe um blog de bom conteúdo para ser divulgado. Porque as pessoas podem aterrar no blog pela publicidade ou giveaway, mas o que queremos é que elas voltem.

      Obrigada, fico MESMO feliz por saber que estás a gostar :)

      Um beijinho!

      Eliminar
  13. Concordo com o que aqui dizes e acho perfeitamente legítimo que se queira encaminhar um blog para o sucesso. As dicas que aqui expões são perfeitamente válidas, desde que aplicadas com inteligência e bom senso. Por exemplo, hoje em dia parece que é quase forçoso todas as bloggers ser bloggers de moda, mesmo quando não têm assim muito jeito para falar do assunto.É o que eu acho. Mais vale sermos coerentes e falarmos de temas nos quais nos sintamos à vontade do que querer falar do que toda a gente fala e não nos sairmos assim tão bem. Eu gosto muito do teu blog, gosto da forma despretensiosa como escreves, gosto mesmo. Quanto às dicas, vou tentar aplicar algumas no meu novo blog. Como se trata de um blog muito específico, direccionado para a Fibro e com o objectivo de informar, vou tentar fazer com que ele chegue ao maior número de pessoas possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muita razão, também acho importante conhecermos as nossas limitações. No meu caso, que gosto muito de moda, as condições em que poderia neste momento fazer looks do dia (por exemplo) não seriam suficientes para cumprir os mínimos de qualidade que quero ver aqui, por isso aposto em outras coisas. Obrigada pelo teu comentário e muito sucesso para o novo blog!

      Eliminar
  14. gostei muito de ler este texto, e os guest posts pareceram-me uma ideia bastante interessante :)

    ResponderEliminar
  15. Como a minha área profissional é acima de tudo Web Marketing e Comunicação, adorei ler este post e não poderia estar mais de acordo com tudo (mesmo tudo) o que disseste. Eu sei que para uma pessoa dessa área sou muito reckless com o meu blog mas para quem quer fazer do blog uma profissão é realmente necessário seguir esses passos que mencionaste. Tudo passa por uma boa gestão de redes sociais.

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Boas dicas, o post está muito bom.
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Deste muito boas dicas, a dos comentários então... Eu lembro-me há uns 4 anos atrás que o ppl so ia comentar a dizer "adoro! Segue-me etc etc" e deixavam links.

    ResponderEliminar
  18. Concordo inteiramente com o que disseste, acho que toda a gente que tem um blog quer ter sucesso, e quando digo sucesso não quero dizer ganhar dinheiro com ele, mas sim que o seu blog seja visitado diariamente por varias pessoas que comentam e gostam do conteúdo do mesmo.
    Falo por mim, eu gosto de pensar que quem vai até ao meu blog é porque gosta do que lá encontra, assim como quando eu visito outros blogues, vou porque gosto e não por passatempos ou afins.
    Gostei muito do teu post ;)
    Beijinhos e já agora :)

    Passatempo a decorrer em misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Assim como fico triste, quando visito blogues que gosto e nunca me respondem a um único comentário...
    Eu gosto sempre de responder, como forma de agradecimento e até para interagir. mas isto sou eu...

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te, eu também não gosto quando um blogger nunca responde aos comentários. Mas é muito difícil responder a todos, e às vezes nem sequer há nada a responder...

      Eliminar
  20. Gostei de ler.

    Eu coloco o link pois com o novo sistema do google + acho horrível não irmos directamente ao blog (sim não gosto do google+)

    Blog LopesCa | Facebook 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também deixo o link, até porque acho útil quando a pessoa só tem que clicar. Estava a referir-me às pessoas que chegam a deixar duas, três, quatro linhas com publicidade ao seu blog. Ele é blog, ele é Facebook, Instagram, Pinterest... E há alguns que até deixam o nome do último post... não há paciência.

      Em relação ao Google+, se não gostas dá para desativar!

      Beijinhos =)

      Eliminar
    2. Concordo contigo. Uma coisa é facilitar outra é publicitar :)

      Eliminar
  21. Nádia, gostei imenso de ler este teu post.

    Primeiro quero dizer-te que acho que tens tudo para ter um blog de sucesso! Porque tens conteúdo e escreves muito bem. Eu adoro acompanhar-te! Para além disso, és dinâmica e tens conseguido promover bem o teu blog (e isso é bem visível pelo número de seguidores que conseguiste em tão pouco tempo). Os meus parabéns pelo blog!

    Relativamente às estratégias que partilhaste, reconheço os seus benefícios ainda que entenda algumas das opiniões que aqui foram deixadas. Ninguém é obrigado a querer ter um blog conhecido e concorrido, mas se não fosse para ter interacção com outros bloggers ou leitores, podia muito bem escrever numa folha e guardar para mim! Eu acho que a magia da blogosfera é mesmo a partilha e, por isso, atingir várias pessoas e ter feedback é parte integrante deste objectivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh, obrigada, mesmo. O truque, para além dos que referi, é gostar mesmo disto - mas isso também tu sabes =). Ah, e tempo livre! E estou de acordo contigo, duvido que um blog que não é lido (mesmo que seja muito bom) seja recompensador para o autor. Parte da piada está em saber que há pessoas que nos acompanham.

      Eliminar
    2. Sem dúvida! E depois ainda acabamos por descobrir pessoas espectaculares e ler pontos de vista diferentes, aprender sobre temas novos, descobrir sítios que não conhecíamos... isto é mesmo um mundo que vale a pena!

      Eliminar
  22. sabes comecei com a pagina e na altura queria mudar de vida e achei que fosse uma luta publica seria mais difícil desistir, mas as dicas que dava no face, ficavam tão para trás que senti necessidade de criar um blogue que onde fosse fácil, de encontrar os artigos, mas antes de tudo pesquisei muito e li artigos parecidos com o teu, mas mesmo assim essa do guest post, ainda não tinha ouvido falar, mas sabes eu ao contrario de ti encontrei muita gente boa, principalmente brasileiras, que me ajudaram muito e portuguesas também e mesmo eu, que já me armo em grande, a coisa que mais me dá gozo é divulgar alguém novo, dá mais jeito na pagina.
    Mas não faço fretes ,já deixei de seguir pessoas por perceber que só querem para elas, os blogues que sigo agora com a sabedoria do tempo são muito diferentes daqueles que seguia quando não tinha blogue
    beijinhos linda

    ResponderEliminar
  23. Gostei imenso das dicas!

    http://riscos-e-rabiscos15.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Olá, Nádia,
    primeiro do que tudo queria agradecer imenso pela recomendação do meu post neste teu artigo. Fiquei super contente quando me apercebi das visitas vindas dele nas estatísticas de Dezembro. Desculpa só agora ter sabido dele!
    Fiquei ainda mais contente por ver o meu post associado a um artigo assim e com o qual concordo. Há mais ou menos dois meses tive um momento de "claustrofobia" em relação ao meu blog e aos artigos e mais artigos que lia sobre dicas para ter um blog de sucesso (até fiz um post sobre isso) e por isso decidi afastar-me deste género de posts por um tempo. Mas as dicas que dás são as dicas que sempre se utilizaram e que se esqueceram um pouco com a mudança e crescimento da blogosfera, principalmente cá em Portugal. Quando comecei, era normal passar os dias a conhecer novos blogs e a comentar, e receber comentários de bloggers que faziam o mesmo no meu blog. Era normal partilharmos quando gostávamos de um blog e as redes sociais ainda vieram tornar mais simples isto. Mas infelizmente algumas destas coisas perderam-se e já não é assim tão comum encontrar uma nova blogger a comentar um blog ou a partilhar o nosso comentário, mas a verdade é esta: se dermos o nosso tempo a fazê-lo, de certeza que mais dia menos dia isso irá ser feito em retorno.
    Felizmente, mesmo a trabalhar a tempo inteiro e com pouco tempo, continuo a acreditar que quanto mais atenção e tempo ponho no meu blog e na divulgação dele mais tenho em retorno, mesmo que às vezes seja difícil.
    E sim, os giveaways são fantásticos e conheci imensas leitoras novas que agradeço imenso terem ficado depois de fazer o meu Giveaway da Filofax. O importante não é só fazer giveaways, mas saber agradecer e dar conteúdo interessante que conquiste os novos seguidores que vêm com eles também.
    Em relação à publicidade no FB e guest posts ainda não fiz, mas já tive outros bloggers a escrever no meu e acho que foi óptimo para os dois lados.
    Talvez alguém por aqui tenha alguma sugestão engraçada para trocarmos posts? Estou totalmente à disposição. ^^
    Beijinhos, Nádia, e muitos parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia! Obrigada pelo teu comentário.

      Pela minha ainda pouca experiência, penso que o mais comum ainda é comentar noutros blogs. Para mim esta foi a única forma eficaz de dar o meu blog a conhecer, e quando vejo bloggers já mais estabelecidas com zero comentários nos seus posts (o que quer dizer que não comentam noutros blogs) fico sem perceber bem como conseguiram chegar àquele patamar. E sim, se quiseres tentar uma troca de posts, estou super disponível!! :))

      Eliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.