Raio do fitness

Nestes primeiros dias de 2016 dei por mim a formar a decisão de tentar fazer exercício. A respeito deste tópico, a minha opinião tem sido de uma estabilidade impressionante: detesto-o. Não que seja extremamente sedentária: adoro andar e, num dia bom, sou capaz de fazer o percurso Entrecampos-Terreiro do Paço a pé. Tão-pouco é um problema de resistência: o ano passado por esta altura tive "vontade" de correr e, sem qualquer preparação física, consegui 5km em meia hora, ainda que a amaldiçoar tudo em silêncio. O que detesto é a sensação, o tipo de esforço, o cansaço que se segue e que é sempre um cansaço mau. Custa-me fazer uma coisa contra a qual todo o meu ser se insurge, até porque a resolução -tomada há meses- de fazer só o que me faz feliz está a ir muito bem. No entanto, acho que o meu ódio pelo exercício físico foi, finalmente, suplantado pela vontade de ter o corpo que quero. 


Sei que será uma opinião impopular, mas se me perguntarem o que são para mim exemplos de uma figura feminina ideal, eu responderei sempre Kate Moss, Mia Farrow, Natalie Portman: rabo e peito pequenos, pouco volume nas coxas, uma frame petite. E, apesar de ser este o meu tipo de corpo, toda a gente sabe que ser-se magra não implica estar-se tonificada - é para isto que quero apostar no exercício. Gostava de manter o meu peso, tonificar barriga e pernas e evitar ganhar volume nesse processo. Como vou fazer isto, não sei. E é verdade que as vezes que já comecei e desisti não são um bom presságio, mas também nunca fiz disto um objetivo sério. Volto a reportar quando (ou se) encontrar um plano de exercício. 


Adenda: Durante a redação desta declaração de vontade, a minha motivação desceu uns cinquenta pontos. Não sei se, afinal, terei salvação.


42 comentários

  1. Acho que o mais importante para se conseguir fazer exercício é a força de vontade! Se a tiveres, já é meio caminho andando. Depois, podes sempre encontrar uma actividade física de que gostes mais (andar de bicileta ou inscreveres-te num ginásio e ires a aulas de grupo - aqui zumba costuma ser uma aposta ganha). Se arranjares companhia também acaba por ser mais divertido e talvez te motive mais!
    No meu caso, gosto de correr. Aliás, eu corri durante anos a fio. Era divertido, gostava e tinha sempre a companhia. Depois comecei a ficar com menos tempo e comecei a correr com menos frequência. Hoje em dia, já raramente corro. No entanto, uma das minhas resoluções de ano novo é voltar a correr e, quem sabe, até participar em algumas corridas.

    ResponderEliminar
  2. Ahaha eu adoro correr mas ultimamente a motivação também tem sido pouca! Força nisso!

    ResponderEliminar
  3. boa sorte nesse objectivo! Eu também quero fazer mais exercício, mas a chuva não me tem deixado sair para correr :/

    novo link do blog: http://nudelifeblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Como eu te percebo... "ser magro não significa ser tonificado...".
    Sofro do mesmo problema!
    Beijoca***

    Visita: momentomaravilha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu já dei por mim muitas vezes a amaldiçoar as minhas coxas e ancas e a praguejar porque não tenho o corpo da Kate, mas em dias normais gosto de curvas. Agora tonificar o corpo é também um dos meus objectivos, não sei é para quando Ahahah

    ResponderEliminar
  6. Ahahah... tens aí dois desejos contraditórios! Um de só fazeres o que te faça feliz e outro de teres o teu corpo de sonho... resta-me desejar boa sorte! :)

    A seguir* ;)

    Beijinhos*

    www.thebeautyandstuff.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. O mais difícil acho que é arranjar motivação para ir no dia seguinte porque começar é fácil. Digo isto porque já passei por essa experiência. Mas tenho a certeza que se arranjares força de vontade consegues.
    Amei o teu blog!
    Beijinhos
    http://giuliettax.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Coragem! O mais importante é sentires-te bem no teu corpo, seres saudável e fazer exercício quando tens vontade, as caminhadas são um ótimo começo. O ideal é descobrires uma modalidade que adores e juntares o útil ao agradável!


    Beijinhos, Magda.
    Check out Fashion BLOG *Segue-me no Facebook

    ResponderEliminar
  9. O importante é começares a fazer alguma exercício físico, mesmo que seja só pro 10 minutos =) se quiseres começar logo em grande, o teu corpo rapidamente vai implorar te para que desistas. Vai começando lentamente =) e vais ver que com alguma persistência, acabas por gostar de te manter activa.
    Beijinho e muita força nisso!

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja mesmo isso! Sempre que tentei comecei logo intensivamente; chegava ao fim quase a morrer e nos dias seguintes quando pensava em passar pelo mesmo sentia-me a ir para a forca =P

      Eliminar
  10. Eu tinha o mesmo 'problema' - exercício, não obrigada. No entanto, encontrei há uns dois anos o ambiente ideal (é um ginásio, mas onde me sinto bem) e desde então que vou regularmente - tipo 2 a 3 vezes por semana, a sério, eu própria continuo impressionada. É claro que não sou toda musculada porque não faço treinos intensos ao ponto de estar super em forma (se os fizesse já tinha desistido). Vou ao meu ritmo, faço o que me apetece durante o tempo que quero e estou satisfeita porque, para além de me ter ajudado a controlar o peso (estável desde então), contribuiu para acalmar o meu humor (i.e., nervosismo). Mas demorou-me anos, várias actividades e um sem-número de ginásios para encontrar um em que me aguentasse.

    http://aondenaoestou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! O meu problema é sentir que o exercício é tempo perdido, porque só o faço com um objetivo e detesto durante. Quando era mais nova fazia dança desportiva (danças de salão) e era esse o meu exercício; não me imagino a ir para um ginásio trabalhar em máquinas...

      Eliminar
  11. acima de tudo tens de fazer o que gostas e se não estás satisfeita mais vale parares com isso,, mas o que é certo e falo por mim é que esse cansaço que sentes é normal e habitual nos primeiros tempos,,mas acaba por passar e se realmente gostares do que fazes isso vai superar o cansaço que te faça sentir, agora também podes é experimentar e não sei se o fazes, tomar depois uma proteína indicada e aconselhada para que não sintas tanto cansaço nos musculos isso ajuda muito e tomares um bom pre-treino tanbém faz com os teus músculos estejam mais recetivos para o treino,,se calhar é mesmo porisso que te sentes cansada,,
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. No ano passado segui à risca umas aulas em formato online para ver se tinha motivação ao ver as pessoas a sofrerem como eu. Está bem. Durou dois meses e depois parei. Sou como tu, quero ter um corpo assim e assado mas detesto fazer exercício. Também gosto de andar, mas odeio o processo todo até à dita caminhada. Boa sorte e espero que consigas superar isso :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca fiz caminhadas com o objetivo de caminhar; gosto de andar para chegar aos sítios que preciso. Caminhadas parece-me coisa de senhora roliça que está acima do peso desde que o mundo é mundo e que toda a gente sabe que vai continuar igual x)

      Eliminar
  13. Boa sorte e não desistas! ;) Eu também sou das que começo a fazer exercício exatamente com os mesmos objectivos que os teus (não de perder peso mas de tonificar) mas desisto sempre passado poucos meses, shame on me!
    Espero que consigas o teu objectivo.

    Beijinho e bom ano,
    Lau
    http://www.lscrapbook.com/

    ResponderEliminar
  14. hahah deixa lá que eu também tenho alturas que fico com vontade de começar a fazer exercicio (sou uma preguiçosa só), mas perco-a rapidamente!!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Eu abomino aquilo a que chamo de "exercício de ginásio" (abdominais, pranchas, flexões, etc), por isso escolho alternativas tais como treinos esporádicos de vólei, que apesar de fazer "exercícios de ginásio" durante o mesmo, não me custam tanto porque gosto do que estou a fazer, ou aulas livres de natação para relaxar. Já tentaste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu detesto esse tipo de treino de ginásio, mas também não gosto de desportos de equipa. Basicamente, não existe maneira de gostar de exercício físico!

      Eliminar
  16. Olá =)!

    Para te ser sincera também eu não gosto nada de exercício, mas enfim... às vezes ele dá mesmo jeito! Coragem que isso vai correr bem.

    Beijinhos,
    Joana*

    ResponderEliminar
  17. Ahahahah adorei este desabafo! (Também tenho uma relação pessima com a atividade fisica)

    saltosecomputadores.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. começar e desistir, conheço tão bem a sensação ...

    ResponderEliminar
  19. Eu não gosto nada, nada de exercício físico...quando andava na escola as aulas de ed.física eram um sacrifício para mim, arranjava sempre maneira de levar atestado para não ter de as fazer...sou mesmo muito preguiçosa! Ultimamente, comecei a fazer caminhadas e disso gosto, porque me permite também pôr as ideias em ordem! E queria começar a fazer pequenas corridas, mas acho que a fibromialgia não me vai permitir, pelo menos por enquanto.

    ResponderEliminar
  20. Como te compreendo minha querida. Também acabo por fazer sempre a resolução do exercício, mas detesto a sensação do durante e após. Seja como for, baby steps, como se costuma dizer :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  21. Como eu te compreendo, mas o pior em mim é que já fui meninda de ginásio, 4 dias por semana e adorava e agora ando preguiçosa...também pensei que vai ser este ano que vou voltar ao exercício...esperemos que sim...
    Fico à espera de saber as novidades dessa resolução ;).
    Beijinhos e fazes bem, até mais pela saúde que pelo físico.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Também odiava exercício mas as circunstâncias da vida levaram-me a sair de casa para me cansar. Comecei a correr e gosto bastante. Além disso também faço natação (não tão regularmente como gostaria) e zumba (porque é grátis)!!
    Noto diferenças no meu corpo e, sobretudo na mente!!

    Força!

    ResponderEliminar
  23. Para seres saudável não tens que correr 10km ou ir ao ginásio 5 vezes por semana. Acho muito mais importante ser activa e isso tu já és.
    Podes tentar encontrar uma actividade que gostes (Yoga, dança, Pilates, ténis, natação..) mas se não encontrares também não é problema. Uma das coisas que tento fazer é trocar planos pregiçosos por passeios a algum lado, preferir andar a pé/ bicicleta do que ir de carro, jogar jogos de consola em que me tenho de mexer (Just Dance e afins) por exemplo.
    Não vai dar um corpo super tonificado, mas também não te deixa tornar gelatina :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim, totalmente de acordo. Mas a minha razão para querer fazer exercício é mesmo o corpo.

      Eliminar
  24. olha sobre isto nem falo, ou melhor, nem sei o que dizer. Eu ando há anos a colocar esse objetivo na minha lista de resoluções de ano novo e até agora... NADA. Este ano ainda consegui fazer exercício no dia 4... desde aí consegui arranjar sempre desculpa. Sou uma desgraça no que diz respeito a exercício físico...

    ResponderEliminar
  25. Ai, como eu te entendo...
    Eu também detesto fazer exercício...
    E isso é bem verdade, ser magra não significa estar tonificada (e eu que o diga, sou magrinha mas tudo treme). Este ano já consegui ir 2 vezes e tenciono ir ao ginásio entre 3 a 4 vezes por semana, a começar já amanhã.
    Mas se gosto de lá ir? Não. Nem um pouco. E estive uns bons 2 a 3 meses sem lá meter os pés :X
    Mas pronto, tem de ser, né? Nem que seja pela mensalidade que se paga :P

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  26. Olha pareces eu! :p
    Sempre odiei exercício físico por obrigação. Passo a explicar, gosto de caminhar, gosto de jogar basket por exemplo, gosto de nadar. Mas abominava educação física pela simples razão de ser obrigada a estar ali a fazer coisas que não me iam dar nada de importante na vida e para as quais eu não tinha uma aptidão por aí além.
    Há uns anos, já na faculdade, decidi que queria tonificar o meu corpo. Não que não gostasse dele, mas é como dizes, magro não significa tonificado. Continuei as minhas caminhadas e por aí, sempre que me apetecia e para ajudar lá fiz uns planozinhos de treino em casa (odeio ginásios. Não suporto aquele ambiente, seria impensável frequentar um) com pesos que até se compram baratuxos em lojas de desporto. E cá vou andando, se queres que te diga noto mesmo os resultados.
    Claro que a motivação às vezes é zero. E aí o que é que eu faço? Não faço simplesmente. Por outro lado já tenho dias em que penso 'quero mesmo fazer exercício' e nem me custa. Nem tão pouco dou pelo cansaço ou pelo tempo a passar! :p
    Não sei, talvez vá do hábito :)
    Desculpa o testamento :P
    beijinhos, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho pânico do ambiente dos ginásios!
      Eu não sei se alguma vez chegarei a ter motivação para fazer exercício. Posso desejar ter essa vontade; mas acabo sempre por me sentir irritada só de pensar nisso. É mesmo como disse no texto - tive vontade, escrevi sobre isso e a meio comecei logo a ver que não iria levar o plano avante. Oh well, resta-me comer bem e beber muita água!

      Eliminar
  27. Subscrevo!! ehehe não consigo motivar-me a fazer exercício. Até o posso fazer durante dois ou três dias, mas é o meu máximo. E como já sei isso, ginásios nem vê-los, era só gastar dinheiro mesmo

    ResponderEliminar
  28. Venho super tarde a este post, mas já agora deixo aqui os meus two cents:

    Como tu, também eu não gosto especialmente de fazer exercício físico. Tentei correr durante os meses e era um suplício: começar o dia e saber que antes de ir dormir lá ia eu respirar com dificuldade durante meia hora era suficiente para me deixar mal humorada.

    Entretanto, como também queria mesmo ser mais activa e ter um corpo mais tonificado, e apesar de detestar os tais "exercícios de ginásio", inscrevi-me num ginásio, tendo sobretudo em mente as aulas de grupo. Há imensas, e eu experimentei muitas para saber do que gostava. Algumas (como zumba!) foram excluídas de imediato, outras (aquelas que me custam mesmo a fazer, que puxam por mim) fui continuando... E a verdade é que já se passaram uns meses desde que comecei a frequentar o ginásio, e continuo a ir - e a ir com entusiasmo, uma coisa super nova para mim. Ver que estou melhor do que há um mês, ver o meu progresso, é das melhores motivações que há.

    Por isso: maybe you can give it a try. Há tantos tipos diferentes de exercício que podem ser feitos, em tantos ambientes diferentes. De certeza que também há um para ti. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem já comecei (a tentar, pelo menos). Acho que o truque para mim é não ser cardio (nada de correr, pular, etc). É o cardio que detesto e me faz sentir aquele cansaço mau. Estou a fazer uma miscelânea de exercícios para ver aqueles que não me fazem querer arrancar os cabelos - "gosto" de agachamentos, lunges, etc.

      Que bom que encontraste uma forma de gostar de exercício!! E obrigada pelo comentário e incentivo :)

      Eliminar
  29. btw (estou a ler os links relacionados!) , eu odiava exercício de morte (faltava a aulas de educação física para beber chocolate quente), mas uma pessoa depois de começar habitua-se. às vezes falta motivação, mas se te obrigares a mexer nem que seja uma vez por semana, ela entretanto volta.

    eu não era menina de ginásio e agora sabe-me bem e é bom ver os resultados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii eu nestas últimas semanas bem que comecei, mas nunca consigo ganhar o hábito. É mesmo difícil ter vontade de fazer exercício, por isso acho que tenho mesmo que me limitar a caminhar diariamente.

      Eliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.