My Fit Self Challenge #1: Inspirações&Pequenos-almoços

É comum, no caso dos vegetarianos cuja principal motivação não é dietética, ocorrerem uns desvios para o mais confortável. Se no início não sabia bem que pratos preparar e optava por saladas, cedo percebi que ser vegetariana não é incompatível com comer hambúrgueres, panados, fritos, etc. Foi um dia feliz, aquele em que soube que as bolachas Oreo são veganas. Assim ia a minha vida até que, algures no começo do ano passado, descobri que estava a cultivar alguma celulite e que a minha barriga (que, assim como assim, nunca foi totalmente lisa) estava a tomar proporções com as quais não estava disposta a compactuar. Lá fiz uma pesquisa para perceber os erros que estava a cometer e tentar retificá-los. Eram muitos - eu não bebia, sequer, um copo de água por dia. Esteve sempre claro que não queria fazer dieta, uma vez que acho uma ideia errónea e potencialmente perigosa, que põe toda a ênfase no aspeto físico e nenhuma na saúde a longo prazo. Cheguei a esta lista de do's e don'ts que, como salientei, é uma coisa muito consensual e pode ser adotada por qualquer pessoa, independentemente do seu estilo de alimentação. Há, no entanto, a outra parte - aquilo que, efetivamente, como. E essa está a ser alvo de uma mudança considerável.



Ora há semanas, em busca de novas receitas para atualizar as minhas refeições, fui parar ao canal de Youtube da Freelee (e depois ao da Mango Island Mamma, cujos filhos, veganos desde o nascimento, têm o ar mais feliz e saudável do mundo), e desde aí tem sido uma revolução. Não vou falar em detalhe sobre as opções alimentares de ambas - digo apenas que estes canais incentivaram-me a ter uma alimentação mais fresca, menos cozinhada, e fizeram-me aumentar consideravelmente o consumo de fruta. Arrisco-me a dizer que, entre as alterações que fiz à minha alimentação, esta é a que me parece mais natural, e a sensação de leveza depois de uma refeição só de fruta é incomparável, mesmo sem restrição de quantidades ou contagem de calorias. A foto abaixo é de um desses pequenos-almoços: duas bananas, uma clementina (alguém tem paciência para descascar laranjas?), um kiwi e morangos. Como tinha tempo, levei as bananas ao forno com canela antes de juntar à restante fruta, e meia-hora antes da refeição bebi 0,5L de água. É ótimo para todos os dias, com variações nas frutas usadas (é importante que estejam sempre maduras!). Por aí, algumas sugestões de pequenos-almoços saudáveis?








41 comentários

  1. Eu sou mais adepta das papas de aveia com banana (se és vegetariana, podes fazê-las com leite de amêndoa) e de tostas de pão integral com manteiga de amendoim e banana (estou a começar a perceber que como muitas bananas). São perfeitos para aguentar a manhã toda a trabalhar sem ter fome ou para comer nos dias em que sei que me vou matar no ginásio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo comer papas de aveia (e até já experimentei com aveia em flocos finos, quase farinha), fazem-me sentir cheia e desconfortável. São saudáveis, mas não gosto sensação que dão.

      Eliminar
  2. O pequeno almoço custa-me sempre porque fico com preguiça. Mesmo estando por casa e tendo todo o tempo do mundo para preparar um banquete, não tenho paciência. Como sempre o mais rápido que encontrar. Mas frutas são uma excelente opção. Quando venço a preguiça, gosto de descascar maçã e aquecer no microondas com canela. Fica ótimo!

    ResponderEliminar
  3. Que bom ar!
    Como o meu pequeno-almoço é sempre a correr, raramente tenho tempo para mais que a minha torrada em pão escuro. Uma das minhas resoluções para 2016 era ter manhãs mais calmas mas até ver não tenho tido muito sucesso...
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Gosto de misturar fruta, com iogurte natural e aveia. OU papa de aveia com fruta, canela, linhaça e bagas de goji. ADORO :D Essa de meter a banana no forno, vou sem dúvida experimentar, deve ficar doce :P
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica :) Também fica bem com cacau em pó em vez de canela.

      Eliminar
  5. Adorei o post e deixa-me bastante curioso sobre os vegetarianos!!

    Abraço (:
    NEW POST! Warm Winter Day!

    ResponderEliminar
  6. Eu no fundo não sou vegetariana, contudo posso contar pelos dedos de uma mão às vezes que consumo produtos de origem animal... Nunca tinha pensado sobre isto, mas é verdade.

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante esta postagem!!Amei

    Beijo e uma excelente quarta feira

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. É algo que eu gostaria de alcançar: ser vegetariana. Acredito que um dia consiga mas acho que será um processo que me vai levar um bom tempo, e tem que ser bem acompanhado, uma vez que eu sempre tive uma dieta muito alargada tanto à carne como ao peixe. Estes post's ajudam imenso a definir um pouco a ideia que temos do vegetarianismo. Espero que continues ;)
    Seguii!

    xoxo*

    Bruna, do B.lliccious/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é tão difícil quanto parece. Depois não queres mais nada :)

      Eliminar
  9. Eu vou variando. Normalmente como salada de fruta no Verão. Nos meses mais frios opto pelo típico café com leite e pão com algo ou quando sei que vou ter um dia longo acabo por fazer papas de aveia. Há quem as faça com leite eu faço com água e depois junto uma banana esmagada, coco e um fio de mel ou então como-as só um fio de mel e canela. Já disseram, mas também faço aveia com iogurte natural e fruta por camadas e digo-te já que me sabe sempre a sobremesa. É muito bom :)

    ps: não suporto a Frelee.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao início também não a suportava, mas é daquelas pessoas que nos vencem pelo cansaço :P

      Eliminar
  10. Que bom aspecto!!!
    (Mas maçãs e peras maduras ninguém me apanha a comer. Odeio! Odeio! Odeio!)
    Sugestões não tenho. Venho cá para descobrir, sempre. Haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fruta madura pode não ter o melhor aspeto, mas é sempre mais doce. Dito isto, raramente como pêras e maçãs, tenho preguiça =P

      Eliminar
  11. O meu pequeno almoço é sempre constituído por fruta, ou na versão inteira ou smoothie. É algo que desde miúda me habituaram e nunca dispenso. Depois tento sempre comer ou pão ou bolinhos, feitos por mim, sem glúten para não alterar o meu sistema.
    Boa sorte neste desafio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só não faço smoothies porque não tenho liquidificador, tenho que arranjar um.
      Obrigada! :))

      Eliminar
  12. Que bom aspecto :)
    E é bastante saudável!
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  13. Como consegues beber água em jejum? Para mim é completamente impensável!! Já o fiz e o resultado foi péssimo.
    Mas bem, isto tem mesmo muito bom aspecto :)

    Beijinho,
    Lifestyle & Co.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :))
      Como disse no post eu não bebia água nenhuma, e quando implantei esse hábito uma das primeiras coisas que aprendi foi a beber água ao acordar - sempre antes de comer - para ajudar a purificar o organismo (lê aqui os benefícios http://alifeofproductivity.com/killer-morning-habit-drink-water-right-after-you-wake-up/). É como todos os hábitos: ao início estranhei (nunca me senti mal, como parece ter sido o teu caso), mas agora é natural.

      Eliminar
  14. Só espero que continues a partilhar por aqui coisas dessas, também quero mudar a minha alimentação mas nem sei por onde começar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiim, já tenho vários posts planeados para este mês <3

      Eliminar
  15. Sem dúvida que tens de seguir o canal da Freelee =) e já agora dá uma olhadela ao canal do namorado dela, procura por Durienrider.
    Depois de devorares os videos deles, a tua concepção de como realmente devemos comer vai mudar completamente... :) eu já faço o tipo de alimentação deles há algum tempo e transforma completamente o teu corpo. Para além de que finalmente todos os mitos sobre fruta, açucar e hidratos de carbono vão pelo o cano abaixo...
    Beijinho e continua ;)

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo-te que, estando a seguir o canal da Freelee há duas semanas, a minha conceção de alimentação já mudou completamente. As principais mudanças foram mesmo as de que falas: as ideias que tinha sobre a fruta, os açúcares e os hidratos de carbono. Ainda há pouco tempo, quando fazia ocasionalmente uma refeição só de fruta por não me apetecer cozinhar, achava que estava a fazer alguma coisa mal ou a privar-me de uma boa nutrição. Com os vídeos dela tudo isso mudou, e é impressionante como em tão pouco tempo o meu corpo já sente que é isto que quer.

      Vou espreitar o canal dele, obrigada!

      Eliminar
  16. Apesar de a minha relação com a fruta ser o que já sabes, esse prato tem um excelente aspecto! O meu pequeno-almoço é quase sempre o mesmo, ou cereais ou papas de aveia, muito variado, portanto!

    ResponderEliminar
  17. Eu sou vegetariana há mais de três anos mas actualmente como bastante mal. Antes até tinha uma alimentação saudável, mas desde que entrei para a faculdade que as refeições instantâneas se apoderaram da minha vida xD

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na universidade até comia bem, havia refeitório com opção macrobiótica. Mas também passei por essa fase de comer mal, os hábitos vão-se acumulando e quando damos por isso estamos com uma alimentação terrível.

      Eliminar
  18. Esta receita vai-me ajudar este mês:) adoro. Tenho mesmo de fazer esses pequenos almoços :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Aii que bom aspeto! Eu não consigo beber água em jejum, sabe-me horrivelmente mal. Ou vou bebendo durante a noite e a coisa controla-se, ou bebo já depois de ter comido alguma coisa. Também acho que vou cortar no pão completamente, sinto-me sempre inchada e desconfortável. Hoje experimentei morangos, banana e queijo fresco de manhã e soube divinalmente :) E com iogurte de cereais, como por exemplo os da Activia, também deve ficar espetacular

    ResponderEliminar
  20. Comecei há uns curtos mesinhos alimentação saudável, e com isto reduzi ao leite de vaca, iogurtes, pão branco, bolachas cheias de açúcar, entre outras coisas. E nisto tudo o que mais me custa é o pequeno almoço porque bebia sempre leite, e agora passar a comer fruta, por exemplo custa-me um bocadinho.

    Um beijinho, Juliana.
    http://violetrend.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Olá! Conheci hoje o blog e estou a adorar! Parabéns pela iniciativa do My Self Fit Challenge :) Que pequeno almoço dos deuses! Eu também prefiro comer frutas pela manhã, é uma maneira ótima de iniciar o dia. :)
    Já estou a seguir o blog,
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Há uns tempos comia sempre iogurte natural com fruta (geralmente banana e uma outra qualquer). Entretanto enjoei de bananas e deixei esses pequenos-almoços porque descascar fruta demora muito tempo :P agora ando pelos cereais, mas sinto que tenho que mudar novamente..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho grande paciência para descascar fruta, por isso é que opto sempre por clementinas em vez de laranjas, dá muito menos trabalho.

      Eliminar
  23. Vou tentando variar o máximo possível, uns dias pão de centeio com fiambre de perú / queijo magro ou fresco com sumo de laranja (não, também não tenho grande paciência para descascar laranjas mas é tão bommmm), iogurte grego ligeiro com linhaça moída, iogurte magro com fruta, panquecas de banana e aveia (faço em quantidade e congelo).

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.