My Fit Self Challenge #2: Exercício em casa



Já disse que não gosto de exercício físico? Já. Quantas vezes? Mais do que deveria. Na demanda por um estilo de vida mais saudável -e, já agora, por um corpo mais tonificado, que nunca fez mal a ninguém- alimentar-me bem é um prazer. Por seu lado, o exercício encaro como um mal necessário. Ainda não consegui criar uma rotina que consiga cumprir diariamente, mas consegui, pelo menos, chegar a um conjunto de exercícios que até "gosto" de fazer. Um "gosto" protegido pelas aspas é o melhor que consigo: gosto de fazer exercício se o termo de comparação é ser queimada com um ferro em brasa. Mas adiante.


O primeiro elemento do meu plano de exercício é uma caminhada de, pelo menos, trinta minutos diários. Não cansa, serve para espairecer (é, para mim, a melhor ocasião para ouvir música) e os benefícios são consideráveis: estudos mostram que andar trinta minutos por dia ajudam a prevenir a obesidade e a diabetes e alivia a depressão e a ansiedade. Não é exercício cardiovascular tão intenso quanto a corrida, mas é mobilidade. Para além das caminhadas diárias faço, a cada dois dias, o seguinte conjunto de exercícios: 


50 lunges 

50 agachamentos

Prancha com levantamento de pernas - 50x 

Prancha com levantamento de braços - 50x 

20 burpees 



Como é um conjunto pequeno, convém seguir algumas orientações para potenciar ao máximo a sua eficácia. A mais importante é fazer os exercícios corretamente. Ir mesmo abaixo nos lunges, posicionar corretamente as costas e o rabo nos agachamentos, levantar os braços perto do corpo na prancha e fazer uma flexão correta nos burpees é crucial. Na maioria das vezes, sabem que acertaram quando sentem que estão a esforçar o corpo e a trabalhar os músculos. A segunda dica é fazerem destas pequenas séries um treino de alta intensidade, com uma pausa de dez segundos entre cada exercício. Podem também fazer uma pausa maior terminados os burpees e repetir a série (ainda não o fiz - a meio dos agachamentos começo a amaldiçoar o dia em que cheguei a este planeta). Por último, e apesar de lhe chamar exercício em casa, acho o ar da rua mais propício à atividade física (e é muito melhor fazer lunges em andamento). O jardim de casa, uma zona verde nas proximidades... vale tudo!


24 comentários

  1. Detesto fazer lunges. No meu caso faço-os com peso, ao fim de alguns já estou a amaldiçoar o momento em que achei que era boa ideia fazê-los, mas a verdade é que dão resultados e isso faz-me esquecer de quanto odeio faze-los (pelos menos até ao momento em que volto a fazer lunges novamente).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gostava quando os fazia no mesmo sítio, mas gosto de fazê-los a andar. E por acaso já pensei que uns pesos davam jeito, assim treinava os braços ao mesmo tempo.

      Eliminar
    2. Eu faço-os a andar. No mesmo sítio parece que não me dá tanto jeito.

      Eliminar
  2. Fiquei cansada só de ler, melheri. Estou uma lontra :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás nadaaa! E só custa começar (mentira, custa sempre).

      Eliminar
  3. Jesuuuus tanto exercício físico! Detesto correr pela manhã..... Mas sei que é das melhores coisas que se pode fazer quando se quer ficar ''fit'' e ser-se saudável...

    Beijinhooos <3

    http://allbordeaux.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho saudades dos meu hábitos mais saudáveis, antes ia correr duas vezes por semana e fazia agachamentos, prancha e burpees! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Heheh também ando este mês a ver se volto à minha rotina de fit :)
    Também faço exercício em casa!
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  6. Mas que bem Miss Nádia!!! É assim mesmo!! Keep going!! Eu não tenho conseguido postar no blogue mas tenho bebido mais água nestes dias que em toda a minha vida!!! Tendo em conta que eu nunca tinha por hábito beber água estou super orgulhosa e ainda agora comecei eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merci :)
      A água, ao contrário do exercício (que é sempre difícil, pelo menos para mim) é um hábito que se ganha. Que bom :))

      Eliminar
  7. Odeio burpees. Mas são um óptimo exercício! Também faço (quase) diariamente (=

    ResponderEliminar
  8. Muito bem! Eu também não tenho a melhor relação com ginásios e exercício físico em geral. O que tenho feito é caminhadas diárias de 30 a 45 minutos e exercícios de alongamento que até gosto de fazer pois ajuda-me a 'esticar' os músculos e são os exercícios mais indicados para a fibro. Em breve, quero ver se me inicio no yoga, assim muito devagar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho alguma curiosidade em experimentar yoga!

      Eliminar
  9. Acho que vou experimentar tambem =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho bastante dificuldade em fazer burpees, acho que é mesmo o que me cansa mais! Mas de resto até consigo tolerar :P
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  11. Bons exercícios! A caminhada diária de 30 minutos já é coisa que pratico, estou a ganhar coragem para os 50 agachamentos (em primeiro lugar) :P

    ResponderEliminar
  12. O exercício físico e eu sempre tivemos uma relação de ódio, é que nem daquelas de amor-ódio, é mesmo ódio directo e mútuo. Lá no fundo sei o quão bom eram as aulas de educação física que se tinha no ensino obrigatório, porque nos obrigarem a fazer algo pelo menos duas vezes por semana, mas saia sempre destas aulas a desejar que os ginásios evaporássem à noite.

    Ir a ginásios ninguém me convence (especialmente pelos rios de dinheiro que levam), por isso tenho mesmo de me dedicar a umas rotinas destas. Era se calhar capaz de trocar a caminhada por uns percursos de bicicleta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, percebo essa do ódio, também sou assim. Mas eu por acaso gostava das aulas de educação física! O ginásio também não é para mim :)

      Eliminar
  13. Eu gosto de exercicio físico mas depois de paragens custa é começar! Gostei de ler o teu post Nádia:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Deste challenge o que me está mesmo a custar é a parte do exercício. Admito que passam dias em que não faço nada mas tenho compensar em andar sempre a pé e a evitar o metro e o autocarro. Mas gostei bastante da tua ideia de exercícios, acho que vou copiar! E em breve também irei fazer um post sobre como está a correr :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Se experimentares conta depois o que achaste :)

      Eliminar
  15. Eu acho que já tinha lido aqui algures que não gostavas não haha :P
    Ai tb sou uma preguiçosa hahaha mas força mulher!

    ResponderEliminar
  16. Tenho andado tão mas tão desligada, que não consegui acompanhar como gostava este challenge. Mas, carago, que coisas boas que já aprendi contigo. :) Pequenas coisas que fazem muita diferença. Obrigada pela inspiração*

    Parmim

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.