My Fit Self Challenge #3: Diário alimentar

Estou super entusiasmada para vos apresentar a melhor descoberta da semana, que aconselho a toda a gente, quer estejam a seguir o My Fit Self Challenge ou apenas a tentar apostar numa alimentação mais saudável. Quando decidi alterar a base da minha alimentação -aumentando a quantidade de fruta e alimentos crus e reduzindo a comida processada- percebi que precisava de um diário alimentar. Uma vez que muitos legumes que introduzi são baixos em calorias (uma alface, por exemplo, tem pouco mais de 50), queria assegurar-me de que não estou em restrição calórica e ainda verificar se consumo hidratos de carbono em quantidade suficiente e mantenho baixa a ingestão de gordura. Instalei algumas aplicações de telemóvel que não me satisfizeram, até que encontrei o CRON-O-Meter, que encontram online e disponível para iOS e Android. 


A utilização é muito simples e intuitiva: fazemos o registo gratuito no site, introduzindo o nosso peso e altura, e podemos imediatamente registar o que consumimos nesse dia (ou fazê-lo ao longo do dia, na app). É possível alterar a quantidade e a unidade e, até, especificar a preparação - cru, cozinhado, ao vapor, etc. Isto, juntamente com o registo da atividade física, mostra se estamos a consumir calorias suficientes ou a ultrapassar o ideal, qual a proporção de proteína, gordura e hidratos de carbono ingerida diariamente e ainda o nosso padrão de atividade física. Este é o meu diário de ontem:






Podem ver os hidratos de carbono claramente predominantes, com a proteína e as gorduras baixas. Como suspeitava, não estou a consumir as calorias necessárias para o meu peso e altura, mas não falhei por muito: mais uma ou duas mangas, por exemplo, e teria preenchido a necessidade calórica diária. Posso até ultrapassá-la, uma vez que neste plano alimentar não restrinjo calorias. A parte mais interessante vem a seguir: a apresentação detalhada dos nutrientes consumidos, que permite ver facilmente quais estão em falta. No meu caso, deveria ter bebido mais água, mas saí-me bem na maioria das vitaminas e minerais. É também uma forma de brincarmos um bocadinho e conhecermos as fontes de nutrientes. Por exemplo, ontem, a minha principal fonte de cálcio foi a batata-doce, mas este mineral está também presente na beringela, alface e em toda a fruta que consumi com exceção das bananas. O gráfico abaixo não está completo, mas serve para ilustrar como funciona:






Não podia recomendar mais o CRON-O-Meter! Eu, que sempre evitei controlar a alimentação desta forma, agora acho até divertido, para além de educativo. Provavelmente não farei registo alimentar a longo prazo, mas é muito útil num período de transição ou reeducação, e ajuda-nos a ter uma visão mais clara e informada do que significa nutrição. Experimentem, só tem vantagens. 



31 comentários

  1. Não conhecia essa app, mas há já algum tempo que uso a My FitnessPal e também adoro! Funciona da mesma forma que essa, mas a verdade é que o CRON-O-Meter parece ser visualmente mais apelativo. Acho que vou experimentar :D

    ResponderEliminar
  2. Costumava usar o My fitness pall, mas perco facilmente a vontade de lá ir apontar tudo :) Nem é tão completo quanto este! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Isto é muito giro! Não numa perspectiva de controlo, confesso que não tenho muita paciência para isso, mas de equilíbrio e de saber o que ando a fazer com o meu corpo. Boa partilha :D

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, eu também não tenho paciência (nem vontade) para controlar o que como, é mesmo para perceber se estou a ingerir tudo o que preciso.

      Eliminar
  4. Bem fixe!! Eu não tenho é paciência, nem tempo para fazer registos!!! A minha "dieta" é seguir as orientações da Roda dos Alimentos! Bem "old school", eu sei!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que te sintas bem e funcione para ti :)

      Eliminar
  5. Parece-me bastante útil e já a instalei. Agora não sei se terei paciência para apontar tudo todos os dias ou se ao fim de três dias a app cairá no esquecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho giro apontar, torna-se uma espécie de brincadeira.

      Eliminar
  6. Wow Nádia! O CRON-O-Meter parece ser super completo! :D Pode ser que lhe dê uma oportunidade se me cansar do My Fitness Pal. Pode parecer tolice, mas este tipo de apps é super útil não só para saber se estamos a ingerir calorias a mais (ou a menos), mas também para conhecermos melhor os nossos hábitos alimentares e ajudar a mudá-los. Ao conhecê-los melhor, é-nos mais fácil aplicar mudanças onde são necessárias.

    Da minha parte, só por ter começado a usar o My Fitness Pal e a comer melhor este mês, já perdi 2 kg. sem sequer me esforçar, sem cortar com coisas essenciais e sem passar fome. Estou impressionadíssima e arrependida de ter substimado este tipo de apps. :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh, pelos vistos esse My Fitness Pal é super usado! Não conhecia.
      Penso o mesmo, é mesmo útil ver assim as coisas "de fora". Estou rendida :)

      Eliminar
  7. Por acaso não conhecia esta aplicação, mas aparentemente da imenso jeito. Vou começar agora a minha jornada, portanto pode ser uma ajuda!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  8. Gostei tanto que vou já sacar a app. Já usei umas tantas do género, mas esta parece-me ser realmente informativa e com todas as informações que sentia falta nas outras. Fiquei mesmo curiosa. Talvez seja isto que me falta para me motivar a entrar nos eixos com alguns pontos do desafio. ^^

    ResponderEliminar
  9. Ando tentada a experimentar uma app dessas, mas confesso que já sei que depois vou deixar coisas para trás porque também tinha uma para tentar controlar o dinheiro que gastava e acabei por abandoná-la.xP Mas não quer dizer que não venha a tentar.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia e parece me mesmo fantastica :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia, mas realmente parece interessante (=

    ResponderEliminar
  12. Quem me dera conseguir seguir uma dieta saudável mas sou tão preguiçosa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa menos do que parece. E compensa quando nos começamos a sentir mesmo bem :)

      Eliminar
  13. Esta app parece ser muito, muito gira e eficaz! Vou já já instalar e começar a explorá-la :)

    ResponderEliminar
  14. Boa dica, Nádia, vou já tentar perceber a coisa.

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia mas parece interessante...mas não teria paciência para fazer os registos...
    Beijinhos e bom fim de semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Parece fornecer informação mesmo útil e detalhada! Eu não costumo contar calorias nem macros, só se for para pôr a informação nutricional no blog. Mas já sei que se alguém precisar posso recomendar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou super contra a contagem de calorias no sentido de restrição, estou a usá-la para ver se ingiro calorias suficientes.

      Eliminar
  17. Eu já tinha experimentado apps semelhantes, mas fiquei bastante curiosa para com esta!

    R.: Muito obrigada Nádia! Para além de férias, talvez esteja a precisar de ler coisas destas! :)

    ResponderEliminar
  18. Acho que vou descarregar essa app também, parece-me ser super útil! Para além das vantagens que mencionas no post, consigo acrescentar ainda uma para mim: ao ver a quantidade de porcarias que como ali escarrapachadas na aplicação pode ser que ganhe vergonha e perca a vontade de as comer :P Boa partilha, vai ajudar mesmo muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah sim, é parecido com comer em frente ao espelho :P

      Eliminar
  19. Às vezes sinto que me lêem a mente e esta foi uma dessas vezes. Pesquisei na net quantas calorias deveria ingerir diariamente mas era muito difícil contar, pois não percebo nada disso e não faço a mínima de quantas calorias têm certos alimentos. Nem me lembrei de procurar aplicações para tal (cabeça a minha!). Obrigada pela partilha, vai ser muito útil e não chegava a ela sem a tua ajuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és a única! Quando ouvia falar em contar calorias imaginava as pessoas a sacar de um caderninho depois de cada refeição, e achava que sabiam de cor as calorias do que comiam, ahah.

      Eliminar
  20. já me estou a registar! que boa descoberta

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.