My Fit Self Challenge - Recap e experiência



Chegámos ao final do My Fit Self Challenge e, pelo que vi ao longo do mês nos blogs das meninas que foram publicando atualizações sobre o desafio, o balanço é positivo. E não podia ser de outra maneira, porque as sugestões eram, na sua maioria, perfeitamente simples. Quanto àquelas que geralmente dependem mais das circunstâncias que da nossa vontade - como as horas das refeições -  o truque é fazermos o melhor que conseguirmos. Podemos arranjar mil desculpas - não gostamos de exercício físico, ainda vivemos com os pais e não cozinhamos a nossa comida, etc. - mas no final de contas trata-se do nosso corpo, o nosso principal seguro de saúde, e quanto mais tempo passarmos sem cuidar dele maiores serão os danos que lhe infligimos. Pela minha parte, consegui cumprir a maioria dos objetivos, ainda que com algumas ressalvas:


- Com a chegada da primavera, o estado do tempo agravou-se e os meus níveis de energia baixaram, pelo que não saí de casa para fazer exercício físico diariamente. No entanto, pude comprovar que só custam os primeiros cinco minutos (depois tiramos o casaco e nem os chuviscos atrapalham) e que nos dias em que faço exercício sinto-me melhor e mais desperta que nos dias sedentários. Ou seja, acabei por não deixar passar mais que dois dias sem me exercitar;


- Os meus hábitos de sono continuam vergonhosos. Não tenho desculpa, exceto ter entrado num ciclo que é comum a quem está sem ocupação formal. No entanto, se antes do desafio era comum adormecer por volta das 4h, agora tento estar na cama à 1h e acordar antes das 10h - até porque a manhã é a minha altura favorita do dia e detesto perdê-la; 


- No território das práticas alimentares, consegui cumprir todos os pontos. Se já tentava segui-los anteriormente, a mudança para um regime high carb, low fat potenciou as possibilidades de uma alimentação saudável. Começar a fazer entre uma a duas refeições cruas por dia ajudou-me a reduzir o consumo de azeite, outras fontes de gordura e sal (como a manteiga vegetal que usava para barrar as torradas, pequeno-almoço que foi substituído por fruta), bem como a aumentar a ingestão de água (incorporo sempre água nos meus smoothies);


A confirmação de sucesso do meu mês seguindo o My Fit Self Challenge chegou a poucos dias do final do desafio. Certa manhã, tinha meia hora para ocupar e decidi ir a um café ler um ebook que tenho no telemóvel (sim, é um livro do Harry Potter porque sou assim tão previsível). Pelo hábito, pedi um abatanado (um café americano, menos concentrado que a bica) e um pastel de nata (a primeira coisa com produtos de origem animal que comi em semanas) e soube-me tudo muito mal, em especial o café. Curiosamente, eu não tinha decidido eliminar o café da minha dieta - aconteceu naturalmente com a adoção do regime high carb, low fat. Penso, então que é seguro dizer que a experiência foi bem-sucedida e que vai continuar. Já não há My Fit Self Challenge, mas manterei a rubrica My Fit Self. Ainda esta semana irei partilhar uma receita de um gelado delicioso e tão saudável que pode até ser comido ao pequeno-almoço. Sim, a sério! 


Obrigada a todos os participantes e a quem acompanhou o desafio. São os maiores! Stay fit =)


26 comentários

  1. Muito Parabéns pelo teu sucesso! Beijinhos e boa semana!
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Foi óptimo ler os testemunhos de todas as meninas que participaram no teu desafio.
    Mais saúde é sempre algo positivo =)

    ResponderEliminar
  3. Essa receita do gelado delicioso e saudável para se comer ao pequeno-almoço agradou-me bastante! (não sou nada gulosa) Fico à espera dos futuros posts do My Fit Self :)

    ResponderEliminar
  4. Precisava muito de perder peso! Amei a tua postagem!
    Beijo e uma excelente segunda-feira

    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo que tens conseguido alcançar :)
    Também voltei ao ginásio, porque estar sem me mexer, não é para mim. É como dizes, o que custa é começar. Depois disso, o sentimento de realização é tão bom, que já não queremos abdicar dele :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso do teu testemunho minha querida! Espero que continues, parabéns pela meta que alcançaste :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelas concretizações! Compreendo a questão dos horários, até começar a trabalhar estava com hábitos de sono completamente indecentes. Bem tentava adormecer cedo, mas não conseguia - e depois acordar cedo era um problema. Também adoro as manhãs, pelo que acabava a acordar sempre aborrecida. Enfim. Admito que não me vejo a enjoar café, mas é incrível o teu «corpo» ter rejeitado naturalmente isso e o pastel. Vou ficar à espera da receita do gelado. E se tiveres sugestões para almoços vegetarianos simples que dêem para levar em marmita partilha, que bem que preciso de umas ideias saudáveis :p

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boa ideia, já juntei à minha lista de posts a fazer :)

      Eliminar
  8. Nádia, mais do que parabenizar-te pelas tuas conquistas enquanto “participante” deste desafio, quero dizer-te que esta tua iniciativa foi fantástica e inspirou muita gente (eu bem vi a quantidade de posts sobre este desafio por esses blogues fora). Portanto, dou-te os meus parabéns a dobrar! Agora é manter os bons hábitos!

    Não sei se já tiveste a oportunidade de espreitar Givaway que estou a promover no blogue . Dá uma espreitadela e participa :)

    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Nice :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma duvida:os wraps com queijo fresco magro ou outro "enchimento"com baixo indice calorico podem ser consumidos neste tipo de dieta? Natalia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dieta high carb, low fat é uma dieta vegan, por isso não inclui produtos de origem animal. Mas o índice calórico não é o problema, visto que é uma dieta "limpa" (fruta, legumes, arroz, batatas) e baixa em gordura e sal, e por isso dispensa a restrição calórica. Eu tenho até que me certificar de que ingiro calorias suficientes :)

      Eliminar
  11. Eu entendi,mas o meu problema e se posso usar o wrap!Ate o posso rechear com fruta (morangos,por exemplo)Natalia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro! Eu escolheria os que têm menos ingredientes (e, especialmente, menor teor de gordura saturada e sal na sua composição).

      Eliminar
  12. Parabéns pela conquista. De certo ajudaste muita gente a ser mais saudável :)

    ResponderEliminar
  13. Também ando num desafio de comida saudável *-*

    ResponderEliminar
  14. Obrigada por este desafio maravilhoso.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Nós é que agradecemos a ideia deste desafio! E agora é só continuar :) Fico à espera dessa receita, adoro gelados!!

    ResponderEliminar
  16. Ótimas dicas :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Já a sonhar com esse gelado! Não sei se aguentava com uma dieta vegan xD receitas vegetarianas vão dar jeito.
    Beijinhos

    porondeandaasofia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Ainda bem que correu bem, eu ando a adorar ler sobre a experiência de todas para me motivar neste Abril.
    Esta semana vou ver se ainda publico como correu para mim e como é a experiência pelos olhos de uma pessoa que usa a comida como conforto emocional - o que é uma desgraça às vezes.
    E fico à espera dessa receita de gelado <3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Ainda bem que o balanço foi positivo! É sem dúvida um bom desafio, nem que seja para uma pessoa ver se se sente bem ou não :)

    ResponderEliminar
  20. Perguntinha: Como raio partes tu as mangas? Haha
    Comi, pela primeira vez, há dias (é verdade!) e a coisa não ficou nada bonita. Ainda não consegui achar o jeito. (Muito triste, eu sei!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha o mesmo problema! É porque tens que contornar o caroço, que é enorme.
      Eu corto da forma que ela mostra no minuto 1:50: https://www.youtube.com/watch?v=9NTm9T3WqIU

      Eliminar
    2. Obrigada! :*
      Tenho de experimentar. A ver se não desperdiço!

      Eliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.