Perguntinha ao esquadrão dos pipis


O copo menstrual. É melhor para o ambiente (dura até dez anos - dez anos sem comprar tampões e pensos higiénicos), melhor para a nossa saúde e, a longo prazo, menos dispendioso. Para além disso, pode ser usado por até 12 horas seguidas, incluindo durante o sono.  Ou seja, nada contra, tudo a favor - exceto a dimensão um bocadinho assustadora do objeto. Alguém usa? Se sim, recomendam a alguém para quem até um tampão com aplicador é um bicho-papão? Há alguma marca especialmente boa?


P.S.: A propósito do My Fit Self Challenge, fui convidada pela Tânia do yoursecretgirl.com a responder a algumas questões sobre os meus hábitos alimentares e de fitness. Podem lê-la, assim como as restantes entrevistas da rubrica "Healthy Inspiration", aqui.



45 comentários

  1. ahah também acho isso assustador e levanta-me muitas dúvidas :P
    Mas gostava também de saber opiniões. Uso tampões com aplicador e já não troco isso por nada. Bem, a menos que estes copos se revelem mesmo interessantes (ou que reduzam o tamanho para metade) heheh

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  2. Já conheço isso há algum tempo e até estive tentada a experimentar, mas também não sou grande fã de tampões e imaginei logo que iria ser difícil adaptar-me a isso. Mas já vi imensos relatos de mulheres que experimentaram e dizem que é como se não estivessem a usar nada (aliás, tal como com os tampões, o suposto é que não se sinta nada). Pode ser que um dia experimente..

    ResponderEliminar
  3. Eu julgo, mas confesso que sou muito ignorante em relação a isto, que o copo é de borracha e portanto é facilmente moldável, podes dobrá-lo e ele depois quando ja está inserido adquire essa forma. Mas não faço ideia onde se vende cá em Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é introduzido dobrado. Mas mesmo dobrado é maior que um tampão normal. Já se vende nas lojas Well's e em farmácias, para além de várias lojas online.

      Eliminar
  4. Eu acho a ideia de ter um "copo" metido down there, onde o sangue literalmente aterra e depois ter que se despejar, um bocadinho nojento. Parece-me muito estranho e pouco prático. Mas nunca experimentei, de facto. Certamente será uma questão de habituação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ter que olhar para um copo cheio de sangue é uma das coisas que me assusta. As outras são a dimensão e o medo de não conseguir introduzir/retirar corretamente. Mas é tão melhor que os absorventes que quero mesmo conseguir habituar-me.

      Eliminar
    2. Uma pessoa vê a coisa, assim, de maneira tão realista, que a pouca curiosidade que tinha vai logo à vida. Ewwww!!!

      Eliminar
  5. Olá! Conheci o "copinho" através de uma ex colega de casa (maluca, devia ter adivinhado que não seria nada bom) decidi experimentar, por todas as razões mencionadas no teu post. Conclusão da experiência: é incómodo, não achei que fosse mais higiénico que usar tampões ou pensos e sobretudo não gostei da experiência de colocar, tirar, higienizar... A meu ver, não compensou. Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que tenho lido, é como os tampões: se o conseguimos sentir está mal colocado. Mas não deixa de ser assustador :P

      Eliminar
  6. Não uso mas confesso que tenho curiosidade em relação ao ao copo. Sem dúvida que as suas dimensões não são nada convidativas, claro que este tipo de coisas não pode causar desconforto, mas só de pensar o processo para o introduzir, já é um bicho de sete cabeças.

    ResponderEliminar
  7. A mim parece-me estranho...não sei..estarei a ser antiquada?
    Ainda bem que não tenho menstruação *-* mas qd tinha era adepta de tampões *-*

    ResponderEliminar
  8. Olha querida, já li reviews de duas bloggers e nenhuma delas achou a parte de colocar ou retirar fácil. Ambas tiveram problemas. Eu confesso que não vou comprar de todo e além do mais, não sinto que seja muito higiénico, por mais vezes que seja lavado :\
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo gente a dizer que é a melhor coisa da vida e outras a dizer que é desconfortável e que há vazamento de sangue. Depois lembro-me que ao início passei por tudo isso com os tampões, por isso pode ser uma questão de habituação e aprender a colocar corretamente. Como não quero continuar a usar os tampões convencionais - e os biológicos são mais caros - queria mesmo gostar disto. Mas sou tão medricas que acho que ia ficar a olhar para o objeto sem conseguir usá-lo :P

      Eliminar
  9. Sou sincera, ando há imenso tempo para experimentar mas ainda não tive coragem. Acho a ideia brilhante, acho que deve ser mais confortável mas depois há a parte do receio de o colocar. Não é por mais nada, mas aquilo não deixa de ser um copinho... Mas vou perder o medo!

    ResponderEliminar
  10. Parti-me a rir com o esquadrão dos pipis, mas depois passou logo quando olhei para os 'copos'. Ser homem é do mais bacano que há.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo, também não é um instrumento assim tão demoníaco!

      Eliminar
  11. Eu ainda não experimentei, mas não é coisa que ponha de lado. Agora, que estou perto dessa altura própria e que falaste no assunto, deu-me vontade de ir comprar um para ver como é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra e faz de cobaia, depois conta como foi :P

      Eliminar
  12. Eu, adepta dos tampões, fiquei cheia de vontade de experimentar!
    Quando for à Well's, e se não for nenhum preço exorbitante, sou capaz de trazer para casa...

    ResponderEliminar
  13. "Esquadrão dos pipis" - RI-ME! Ahah! Mas realmente...eu tenho curiosidade quanto a isto. Toda a questão dos produtos que são postos nos tampões e pensos faz-me um bocado de confusão mas...this is just too weird for me!

    Jiji

    ResponderEliminar
  14. Isso é coisa que nunca usarei na minha vidinha, só se for obrigada,mas vou chorar muito. Acho nojento :\

    ResponderEliminar
  15. Confesso que vim ler só por causa do título, estiveste bem =P Não uso nem me imagino a usar, mas uma das assistentes lá da clínica usa e diz que se dá super bem com aquilo, só não gosta de ter que o lavar =P

    ResponderEliminar
  16. Dispenso... é só o que tenho a dizer que só de olhar arrepia-me lool

    Beijo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  17. Eu gostava de ver um ao vivo para ver quão maliável porque pela imagem parece um bocado assustador xD

    ResponderEliminar
  18. Faz-me um bocadinho de confusão porque já com tampões não me adapto aquilo... Faz-me mesmo confusão porque quando estás no pico do período o fluxo consegue ser considerável... com um penso: é lava, enxuga e coloca... simples ! E de duas em duas horas repete-se o processo. Agora com esse copinho tens mesmo de andar a navegar pela bichinha durante uma altura em que tu pareces uma cena de crime... não sei se todo aquele cenário catastrófico que visualizo compensa essas benesses todas xD O titulo está qualquer coisa ;P gosto!

    ResponderEliminar
  19. Confesso que esta ideia não me agrada minimamente, primeiro porque não me parece nada confortável e depois faz-me um bocado de impressão essa ideia de tirar e lavar e tornar a pôr... Eu até sou uma pessoa amiga do ambiente e percebo todas as razões 'pró-copo' mas ainda não estou convencida...

    ResponderEliminar
  20. Já conheço esses copos há algum tempo, mas pelo tamanho (e por também não me dar muito bem com tampões) nunca tive coragem de experimentar.

    ResponderEliminar
  21. Ainda não experimentei mas se for como o tampão é coisa fácil. Eu uso tampões e prefiro mil vezes aos absorventes, mas admito que estes copos me fazem confusão.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Eu até lido bem com tampões, não preciso sequer do aplicador, mas o copo... já o vi "ao vivo" e faz-me um pouco de impressão. Talvez nem tanto a parte do pôr, mas o tirar! Como aquilo ainda é grandinho, será que é assim tão fácil de retirar?

    Se experimentares, dá por aqui a tua opinião. Realmente tem mais valias, mas não sei até que ponto é confortável de usar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São essas imagens mentais que me assustam! Isso e o copo a abrir depois de entrar, ME-DO!

      Eliminar
  23. Eu acho que para já me mantenho com os pensos higiénicos! Sou como tu, os tampões também são assustadores (e nunca me senti muito confortável enquanto os usava).

    É só mais um blog

    ResponderEliminar
  24. Já estive tentada a experimentar mas depois há sempre algo que me faz esquecer essa ideia. E nem é por achar que me iria incomodar, visto que por vezes uso tampões (sem aplicador) e aquilo não me faz confusão nenhuma. Acho que é só mesmo preguiça de ir comprar. Talvez um dia arrisque!

    ResponderEliminar
  25. Por acaso gostava de experimentar! Não sei se me habituaria, mas acho que é uma alternativa muito boa se nos adaptarmos :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  26. Tenho ouvido tanto falar disto ultimamente! Admito que estou curiosa. Eu sou exactamente ao contrário, acho que os tampões com aplicador complicam muito mais a aplicação, ahah.
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho! Uso os normais, o aplicador assusta-me :P

      Eliminar
  27. Eu nunca experimentei nem sei de ninguém que o tenha feito, por isso nesse aspeto não te posso ajudar. Eu ainda não tenho uma opinião formada quanto a este novo elemento feminino mas penso que será de amor-ódio. Por um lado seria ótimo deixar de lado os pensos e ter que os trocar de tempo a tempo e estar sempre preocupada se deixou passar alguma coisa para a cueca, já para não falar do dinheiro poupado ao longo de uma vida, mas por outro não me imagino a usar, eu, a pessoa que usa no máximo 3 tampões por ano, eu, a pessoa que detesta sangue, que detesta lavar coisas que tenham a ver com higiene intíma... Naaaaa, tão depressa não me vejo nesse filme :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. «esquadrão dos pipis» - ADOREI!

    Quanto ao objecto, ainda não me convenceu a experimentar

    ResponderEliminar
  29. Ainda não experimentei mas quero muito testar. Parece realmente uma excelente alternativa aos tampões e pensos higiénicos. Tenho a certeza de que vou ceder pela óptimas reviews que já recebi de algumas amigas que usam! ^^

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Por um lado quero experimentar, por outro penso no processo de por, retirar e lavar, e vou adiando

    ResponderEliminar
  31. Nádia, podes ir à confiança. É uma questão de hábito: das primeiras vezes, és capaz de penar para acertar na melhor maneira de pôr/tirar o copo, mas seguindo as instruções e com o tempo, é na boa. Com o tempo perceberás também que não é mais nojento do que usar pensos ou enfiar os dedinhos para pôr/tirar o tampão. Há coisas piores na vida e piores para o planeta ;)
    Cheers!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, é essa a ideia que tenho, que só custa a habituação. Estive na dúvida porque sou uma medricas do pior e não queria comprar o copo e depois não conseguir usar, até porque não é barato. Não acho nada nojento, acho tão higiénico quanto o tampão e muito mais que os pensos, é só o tamanho e o processo de colocar que me assusta. Mas já estou convencida a experimentar :) Beijinhos!

      Eliminar
    2. Olha, está mais barato do que há 7 anos, quando comprei :)
      Da primeira vez que usares, experimenta em casa, uns dias. Logo vês como corre, e é bom para avaliar a quantidade de fluxo e evitar acidentes e tal. Se mesmo assim, a coisa não se der, põe de parte e tenta uns meses mais tarde. Vai tentando até conseguires. Pelo menos comigo foi assim.
      Parabéns pelo blog :)
      Maria

      Eliminar
  32. Eh pá, podem dizer o que quiserem mas a ideia parece-me tudo menos agradável ou higiénica! <3 tampões! E assim pretendo continuar :P

    ResponderEliminar
  33. Eu comprei o meu há poucos meses e já usei durante 3 menstruações. Uso da marca Meluna e há vários tamanhos (conforme a tua estrutura corporal e afins) e de diferentes tipos. Também era muito céptica e desconfiada com os copos menstruais, mas ao mesmo tempo sentia curiosidade de experimentar, por se tornar bem mais barato a longo prazo, por ser mais amigo do ambiente e por não ter de estar preocupada em ir à casa-de-banho trocar o tampão de x em x horas.

    Não acho que magoe, o tamanho pode assustar, mas sinceramente nem o sinto e nem dou por ele durante o dia. Não tive dificuldades nem a pôr nem a tirar (tirar então, é bastante simples...) mas a primeira vez que usei, apesar de o inserir sem problemas, ele não abria correctamente, logo não vedada e havia pequenos vazamentos. Já estava a achar que se calhar aquilo era demasiado grande para mim mas pesquisei um pouco na net e encontrei relatos de bloggers/youtubers sobre como fazer o copinho abrir/verificar se está aberto e selado, para que não haja acidentes. Desde então, tem tudo corrido na perfeição!

    Dava-me algum "nojinho" pensar em esvaziar o sangue, mas afinal, não é nada de especial. Para começo de conversa, é SÓ sangue. Além disso, apesar de o manter durante 8 horas o meu copo nunca fica cheio (mas eu não tenho um fluxo abundante, acredito que quem tiver talvez não aguente até durante tanto tempo...). Recomendo que se comece por inserir/remover no duche, permite estar mais relaxada, sem medo de sujar a casa-de-banho por virar o copo sem querer e facilita a limpeza. Com o tempo, torna-se uma questão de prática e cada uma descobre a maneira que é melhor para si, que dá mais jeito, etc, tal e qual como tivemos que nos adaptar aos tampões. E na verdade, é uma opção ainda mais higiénica do que tampões (já não uso pensos há anos, ODEIO). O copo pode e deve ser esterilizado (em água fervente, como se faz aos biberões dos bebés) e não há risco de SCT como há nos tampões (que era algo que me preocupava, em especial durante a noite).

    Percebo perfeitamente os receios, os preconceitos, mas tentem manter uma mente aberta. Qualquer dúvida Nádia, está à vontade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário :)
      Eu não tenho dúvidas de que é melhor a todos os níveis - mais higiénico, muito mais ecológico, inócuo para o nosso corpo ao contrário dos pensos e tampões. E estou certa de que o nojinho do sangue passa rápido, tal como referes.

      Eu só ainda não comprei porque não sei mesmo se o conseguirei usar. Para teres uma ideia, já fiquei sem tomar uma medicação porque a introdução dos comprimidos era feita por via vaginal. Sou uma medricas, pronto. E sendo que o copo não é barato, não quero arriscar comprar para ficar a olhar para ele e não ter sequer coragem para tentar introduzir. E é uma pena, porque as vantagens dão 10 a 0 aos absorventes normais.

      Eliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.