Sustent'Habil: Cosméticos éticos e sustentáveis



Quando, recentemente, decidi eliminar da minha alimentação os produtos de origem animal que ainda consumia, tive também vontade de começar a apostar em cosméticos cruelty-free e mais naturais. Se é verdade que o natural não é necessariamente melhor, também é inegável que muitos produtos de consumo generalizado contêm petroquímicos que agridem o nosso corpo e o ambiente. Foi através desta procura que conheci a Sustent'Habil, uma marca nacional de cosmética que se compromete a proporcionar a melhor qualidade sem descurar as preocupações ambientais. As fórmulas são livres de óleo de palma (cujo consumo massivo é uma grave causa de desflorestação), não contêm parabenos nem produtos de origem animal e consistem de ingredientes provenientes de matérias primas vegetais renováveis, sendo privilegiados os ingredientes locais. Cinco minutos após ter entrado no site estava rendida: rapidamente entrei em contacto com a marca, que amavelmente me enviou amostras de alguns produtos para que pudesse testar. Vamos a eles? 




Na Sustent'Habil encontramos uma variedade simpática de sabões, alguns especificamente para o corpo e outros sem indicação de uso preferencial. Eu recebi dois e tenho usado ambos nas lavagens matinais e noturnas do rosto. 




SABÃO ESFOLIANTE DE EUCALIPTO - A sua composição inclui óleo essencial de eucalipto, coco, café, abacate e manteigas de cacau e karité. Como é possível perceber pela fotografia, tem uma metade esfoliante e uma metade normal: como não sei quais as propriedades de cada metade, uso ambas para fazer a espuma. Não acho que seja realmente esfoliante (para isso teria que ter mais partículas), mas faz uma boa espuma e não deixa a pele seca.


SABÃO FLORAL - Chama-se floral por alguma razão! Este sabão tem um cheiro primaveril e fresco, e por isso prefiro usá-lo de manhã, para um boost de energia, deixando o esfoliante para a noite. O principal ingrediente é a aveia, mas contém também coco, azeite, abacate e manteigas de cacau e karité. É suave e, tal como o esfoliante, não seca nem repuxa a pele - uma qualidade que acho essencial em qualquer produto de limpeza da pele.



DESODORIZANTE EM CREME - Este era o produto que mais queria experimentar. Já há muito declarei guerra aberta aos desodorizantes comuns, que realidade são anti-transpirantes. Bem sei que ninguém gosta de andar com duas manchas de suor na zona das axilas, que teimam em transpirar nos dias mais quentes, mas não deve ser motivo de embaraço. O suor é uma das formas através das quais o nosso organismo elimina toxinas, e quando usamos um anti-transpirante estamos a limitar essa função corporal. A ideia deve ser deixar o corpo respirar, recorrendo ao desodorizante para eliminar quaisquer maus odores resultantes. E é exatamente isso que que este desodorizante faz. Um creme branco, compacto e com um cheiro forte que desaparece com a aplicação. Ao longo do dia, as axilas permanecem sem cheiro: quer de suor, quer de desodorizante. Já o apliquei antes de fazer exercício físico e não me falhou.


CREME HIDRATANTE DE ROSTO PARA PELE SECA E SENSÍVEL - Sendo a minha pele oleosa, o efeito deste creme foi o esperado: uma oleosidade acentuada. Tal como promete, é hidratante, apenas demasiado para o meu tipo de pele. 


CREME REPARADOR DE NOITE - Um fórmula leve e hidratante. Tenho usado todas as noites, dispensando até a aplicação preventiva do Epiduo (sofri de acne adulto e continuo a usar o creme que me curou), e noto que tem um efeito apaziguante. Ao contrário de alguns cremes noturnos que experimentei, este não me deixa a pele especialmente oleosa no dia seguinte. 




CREME HIDRATANTE DE MÃOS - Tem como principais ingredientes a calêndula, o aloe vera, azeite, ureia e manteiga de karité. Diria que é um creme de hidratação média, mas com um detalhe interessante: de todos os que já experimentei, é o único que me deixa a pele das costas das mãos realmente macias ao toque durante várias horas.  


CREME HIDRATANTE DE PÉS - De entre todos os cremes da Sustent'Habil que tive oportunidade de testar, este tem o melhor cheiro: um forte cheiro a menta, muito fresco e limpo. A fórmula é mais grossa e compacta, como se pede num creme de pés, e basta uma pequena quantidade para conferir uma sensação de hidratação aos pés. 



Todos os cremes têm um aroma muito característico e muito semelhantes entre si. É um cheiro distinto, a fazer lembrar terra e plantas, mas suave agradável. Fiquei particularmente impressionada com o desodorizante, até porque procurava algo assim. Estou a gostar tanto que já penso comprar um assim que gastar esta amostra. Podem conhecer estes produtos e outros - existem ainda bálsamos labiais e barras hidratantes para o corpo - aqui.



23 comentários

  1. Tenho que espreitar isto! Não procuro muito por este tipo de produtos, confesso, mas é algo que tenho noção que devia ter mais em mente. E a questão dos anti-transpirantes tira-me do sério! É quase impossível arranjar um desodorizante que não seja anti-transpirante, acho ridículo. Assim sendo, obrigada pela sugestão!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia a marca fiquei curiosa com vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa...sobretudo com o sabão...na verdade, como não sou um bocado desleixada, não uso senão um desmaquilhante para os dias em que me dá na real gana pintar os olhos, mas bem precisava de usar outras coisas! É que 43 anos (quase) já começam a exigir alguns cuidados.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia Nádia, apra além de que não costumo fazer estas procuras, o que está errado da minha parte.
    Gostei muito do post.
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Não conheço a marca mas gora fiquei curiosa, principalmente com o desodorizante em creme porque sinto que os desodorizantes são o que mais me agride a pele. Vou dar uma olhadela pelo site.

    Lilium,
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
  6. Adorei conhecer esta marca, também faço questão de usar sempre produtos sem parabenos e sulfatos (no caso dos champôs)! E ando há bastante tempo há procura de um desodorizante que não seja anti-transpirante e que realmente funcione, porque os que experimentei até agora deixam sempre um cheiro desagradável que não gosto nada. Vou experimentar a Sustent'Habil de certeza :)

    ResponderEliminar
  7. Não conheço a marca, mas também sou fã de produtos naturais *-*

    ResponderEliminar
  8. Já conheci esta marca através de outro blog e é bom saber que as opiniões mantêm-se, pois gosto de ler várias opiniões até optar por um produto, principalmente quando a marca não é conhecida. Confesso que o produto que mais me atrai é o desodorizante. Devido a só encontrar anti-transpirantes acabo por praticamente não os usar (só em casos extremos) e felizmente também não suo muito, mas uma pessoa gosta de andar cheirosa e sentir-se limpa mesmo quando está a dar o litro a fazer desporto. Vou estudar melhor o assunto e provavelmente vou investir nesse desodorizante :)

    ResponderEliminar
  9. Fico sempre feliz quando me dão a conhecer marcas com um contexto ético marcante. Não conhecia a marca, de todo, mas fiquei bastante interessada nos sabões e no desodorizante. Vou sem dúvida experimentar.
    Obrigada pela partilha =)

    ResponderEliminar
  10. Que delícia! Fiquei com vontade de testar tudo, especialmente o desodorizante. Quase tudo o que encontro é antitranspirantes e adorava usar algo que me permitisse suar na mesma mas de forma mais bem cheirosa :p

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia, mas fiquei com vontade de conhecer todos....

    ResponderEliminar
  12. Gostava de experimentar o desodorizante e o creme de pés, fiquei curiosa! Não conhecia esta marca... Fez-me lembrar um pouco a Lush, da qual gosto muito. Pode ser que também goste desta (=

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia a marca mas fiquei agrada com o que li neste post. O desodorizante deixou-me bastante curiosa, bem como os últimos dois cremes; só é mesmo pena o cheiro a menta do último, que por acaso é um cheiro (e sabor para pastilhas e coisas do género) de que não gosto mesmo nada.

    ResponderEliminar
  14. Gostei bastante de ler acerca da marca e dos produtos, não conhecia!
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. fico sempre super curiosa quando ouiço falar destas marcas nacionais que são amigas do ambiente mas, infelizmente nunca chego a experimentar nenhuma porque não tenho o hábito de encomendar produtos pela internet.
    No entanto, o desodorizante deixou me super curiosa porque eu também odeio usar anti transpirantes mas aind anão encontrei nenhuma alternativa que elimine o cheiro do suor
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Também ando mais voltada para produtos mais naturais, esta marca despertou-me imensa curiosidade!

    ResponderEliminar
  17. Se não estou esquecida, acho que nunca experimente este tipo de produtos mais naturais embora tenha alguma curiosidade pois parecem-me ótimos!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia esta marca mas fiquei bastante curiosa. Ultimamente, também tenho procurado produtos o mais naturais possível, por isso, vou já 'cuscar' a página deles! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  19. Meu Deus, fiquei com imensa vontade de experimentar :) só coisinhas boas!

    ResponderEliminar
  20. fiquei com imensa curiosidade!!! que post óptimo!

    ResponderEliminar
  21. Não sabia que existia desodorizantes em creme. Ando a ficar desatualizada! Fiquei mesmo tentada em experimentar :)

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito do conceito e fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.