Como comprar um template na Etsy com sucesso

De tudo o que faz um bom blog - conteúdos, frequência de publicação, presença nas redes sociais, nome -, o design é um dos mais importantes aspetos, logo atrás da qualidade do conteúdo. E, se ao início pode parecer a componente mais desafiante, cedo percebemos que são várias as opções. Quem se ajeita com HTML pode aventurar-se e tentar materializar a imagem que idealizou, mas a maioria de nós segue um de dois caminhos: encomendar um template personalizado ou comprar um pré-feito. Ambas as alternativas comportam certas vantagens e desvantagens, pelo que devemos escolher de acordo com o que se afigurar mais adequado ao nosso blog  considerando variáveis como o dinheiro que estamos dispostos a gastar e as perspetivas futuras do projeto. Para quem pondera a compra de um template pré-feito, a Etsy - um markeplace global para vendedores individuais - é uma excelente opção. No entanto, não dispensa a contemplação de certos aspetos.



ASPETOS A CONSIDERAR ANTES DE COMPRAR UM TEMPLATE PRÉ-FEITO

 

- Não estás a adquirir um design exclusivo: Um template pré-feito é, regra geral, bem mais barato que um customizado de raiz (na Etsy, os preços variam entre  €5 e os €150, encontrando-se excelentes trabalhos por preços muito baixos), sendo por isso natural que comportem esta contrapartida. Será vendido tantas vezes quantos os compradores interessados. 


- É provável que não adores todos os detalhes: Se têm uma imagem fixa daquele que seria o vosso template ideal, talvez esta não seja a melhor escolha. Se, por outro lado, estão dispostos a fazer cedências, o truque é escolher aquele que mais se adequa ao que procuram e, se necessário, pagar um extra por eventuais alterações. 


- É necessário conseguir comunicar em inglês: Não, ninguém vos exige que passem um teste gramatical e que mostrem a pauta de avaliação do secundário, mas vão ter que explicar o que querem e colocar questões, especialmente se pretendem adquirir um pacote de modificações além do template. 



Uma vez pesadas estas três variáveis, e concluído que um template pré-feito é a vossa escolha, é altura de selecionar o design que mais se aproxima daquilo que precisam para o vosso blog. Devem, no entanto, manter uma perspetiva alargada, uma vez que podem ser surpreendidos por um design ou uma funcionalidade em que nunca tinham pensado. Ainda assim, há alguns passos a ter sempre em consideração. 



COMO ADQUIRIR, INSTALAR E ALTERAR UM TEMPLATE


- Explorar o site: Quando digitarem as palavras blog template na caixa de pesquisa da Etsy aparecerão quase 12 mil resultados. Não se assustem. Para começar, podem afunilar a busca escrevendo blogger template ou wordpress theme, dependendo da plataforma que aloja o vosso blog. Depois, percam algum tempo a conhecer as diferentes lojinhas e a perceber o estilo de design de cada vendedor até chegarem a uma lista dos vossos três templates favoritos.  


- Contactar os vendedores: Este é o passo fundamental para quem pretende solicitar instalação do template (serviço que é oferecido por muitos vendedores) ou modificações extra. Estabelecer um primeiro contacto e expor as alterações que pretendem fazer serve para que formem uma ideia do tipo de pessoa que está do outro lado - se é prestável, se demora imenso tempo a responder (mas tenham atenção às possíveis diferenças de fuso horário!), etc. Como todos os preços de cada loja estão pré-definidos, e sendo o custo das alterações em geral baixo, o vendedor pode decidir que o trabalho que teria seria superior ao pagamento estipulado. Nesse caso, cabe-vos a escolha entre entre comprar o template como está e recorrer a outra loja. Outra forma de nos informarmos sobre o trabalho de um vendedor é através das reviews: se estas dizem que faltou atenção ao detalhe ou assistência apropriada, talvez não seja a opção ideal. 


- Finalizar a compra e orientar as alterações: A compra de um template na Etsy é 100% segura porque, após o pagamento, podemos fazer de imediato download dos ficheiros. Se pretendem instalá-lo não será necessário mais contacto com o vendedor. O template vem com instruções detalhadas (sendo que uns são mais facilmente personalizáveis que outros) e, apesar de nunca o ter feito, penso que não será difícil. Se pretendem alterações, especifiquem exatamente o que pretendem. Por exemplo, se querem os títulos dos posts a azul, não digam "azul", mas sim o código da cor. Lembrem ainda que os templates são feitos em inglês, e que embora algumas palavras sejam alteradas automaticamente pela versão portuguesa do blogger, outras terão de ser alteradas manualmente no área de código. Concluídas as alterações, basta conferir se tudo está a funcionar devidamente e em todas as plataformas móveis e, caso não esteja, solicitar ajuda ao vendedor. Em ambas as minhas compras, as vendedoras foram prestáveis e resolveram todas as pequenas falhas que lhes reportei.No final, não se esqueçam de deixar a vossa avaliação, que irá ser exibida no site e servirá para ajudar outros potenciais compradores - esta transparência é um ponto muito positivo no sistema da Etsy. 



Estas são as dicas que considero mais relevantes. Em comparação com um template desenhado para nós, os pré-feitos têm as suas desvantagens, e é compreensível - devido ao custo bastante mais baixo, temos menos controlo em todo o processo e o atendimento é, consequentemente, menos personalizado. Ainda assim, julgo que os pontos positivos superam largamente os negativos - basta uma dose saudável de paciência.

11 comentários

  1. Eu nestas questões tenho sorte de ter um amigo webdesigner :P Mas focaste pontos que são fulcrais para uma boa escolha!

    ResponderEliminar
  2. Este post está muito bem construído e informativo. Há cada vez mais pessoas a quererem melhorar o template do seu blog e, quando não o conseguem fazer sozinhas, este tipo de site é essencial :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  3. Comprar um template já feito tem sem dúvida as suas vantagens! Por enquanto ainda me vou desenrascando mas é uma opção que não ponho de lado, e se o fizer vou sem dúvida ter em conta as tuas dicas :P
    The Fancy Cats | Giveaway

    ResponderEliminar
  4. O meu também é da Etsy :) Não são exclusivos mas também não são tão fáceis de ver repetidos por outros blogs. Como ainda por cima temos muito mais liberdade para alterar ao nosso gosto que os gratuitos, melhor ainda. A compra na Etsy foi simples e rápida e a instalação do template super fácil (demorou, mas o "livro de instruções" estava tão completo que não tive de pensar muito)! Um dia, se o blog atingir outro nível, pagarei a alguém para fazer algo personalizado. Para já estou satisfeita assim!


    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas Nádia, principalmente para mim, que não eprcebo nada disto :D.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas Nádia! Sempre pronta a ajudar e a elucidar quem não percebe nada disto:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Já ando a algum tempo a pensar numa mudança... talvez não tanto como a tua...

    ResponderEliminar
  8. O meu template é daqueles mega vulgares, mas foi a custo zero. Onde o fui buscar tem a opção compra mais instalação ou simplesmente fazer download duma versão simplificada e que explica um pouco como instalar.
    E eu na minha inocência pensei.... pfff eu estou no 3 ano de engenharia informatica... eu sei java, c, java script... opah isto deve ser facil. ahahaha quase! Destruí o template umas 4 vezes até meter as coisas todas a funcionar! xD E neste momento na preview ainda não tenho bullets logo tenho sempre de meter um ler mais para ve-los aparecer.
    Enfim... coisas para resolver este verão xD e ver se vejo um template tão bonito como o que tenho. O que importa é que foi de borla e agora já tenho 95% das coisas a dar correctamente e o template é responsive...O que é uma grande vantagem!
    É um investimento que vale sempre a pena fazer. No meu ponto de vista mais importante do que ter um domínio próprio.
    O preço não é nada de especial portanto acho que comprar com instalação é o melhor para quem não percebe nada desta andanças ou como eu... que acha que sabe e depois demora mil anos a por isto a dar xD
    btw, o teu template é muito giro ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia ideia de que fosse tão difícil instalar! Na verdade só não o tentei fazer porque queria alterar umas coisas, mas afinal ainda bem que não o fiz. Quando comecei o blog tentei personalizar o template básico do blogger e não consegui fazer muito, e é como dizes, com templates tão baratos e giros, não vale mesmo a pena perder a paciência :)
      Bejinhos!

      Eliminar
  9. Que engraçado, comprei na semana passada na etsy o meu template. Estava cheia de medo de não conseguir fazer as coisas então investi apenas uns «míseros» 3 euros num template que achei giro e que estava em mega-promoção. Fiquei super contente, mas há coisas que infelizmente não consigo fazer por mim.

    Logo mal tive uma das dúvidas mandei um mail à rapariga que fez o design daquilo e ela respondeu-me tipo em menos de meio dia, super prestável, com prints das coisas e tudo! Incrível!

    Raquel
    www.devaneiosmorena.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.