Leite com chocolate... só que não

Se pedirem a várias pessoas que identifiquem o momento que marcou a sua passagem à idade adulta, é provável receberem respostas diversas:  para alguns, acontece no dia em que completam dezoito anos. Para outros, é quando conseguem o primeiro emprego. Já eu, sempre pensei que seria adulta no dia em que passasse a beber café em vez de leite com chocolate ao pequeno-almoço. Esse momento nunca chegou: o meu organismo não recebe bem o café pela manhã e acho que aquele tipicamente português - a bica - é uma verdadeira bomba, de sabor demasiado forte e concentrado. De maneira que não bebo café. E no entanto, o meu pequeno-almoço de eleição até há uns meses - leite de soja com chocolate e torradas - falhava em oferecer-me a energia necessária, não me parecia a melhor forma de começar a manhã. Tudo mudou quando mergulhei no maravilhoso mundo dos smoothies e percebi que não há melhor forma de começar o meu dia que com um batido de quatro ou cinco bananas, combinadas com morangos ou laranjas. É claro que, de quando em vez, sinto saudades do sabor do chocolate, e descobri que obtenho o mesmo efeito se juntar cacau ao meu smoothie habitual. A verdade é que, à semelhança do leite, as bananas têm um sabor bastante neutro, ao passo que o sabor do cacau é dominante. É especialmente apelativo nos dias mais frios, como os que se têm sentido ultimamente. Nutritivo, energético e sem açúcares processados!


INGREDIENTES 

- 5 bananas maduras 

- Sumo de duas laranjas 

- 1 colher de chá de cacau magro em pó


PREPARAÇÃO 

- Na liquidificadora, colocar por esta ordem o sumo de duas laranjas, as bananas cortadas em pedaços ou esmagadas e o cacau em pó. Ligar na velocidade máxima durante cerca de 20 segundos e consumir de imediato. Yum! Se quiserem beber fresco, coloquem previamente as bananas no frigorífico (por exemplo, na noite anterior).



45 comentários

  1. Fiquei com vontade de experimentar esta (=

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar mas fiquei com uma duvida... cinco bananas não são demais para um pequeno almoço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, podiam até ser mais, cinco bananas parece-me o mínimo para um refeição só de fruta :) No meu caso, grande parte das calorias que ingiro vêem da fruta e por isso é importante que seja em quantidade suficiente para me assegurar de que estou a suprir as necessidades nutricionais. Não há desvantagens de comer muita fruta, convém só não misturar com alimentos cozinhados porque têm ritmos de digestão diferentes (a fruta é digerida mais rapidamente). Assim, depois de comer uma refeição cozinhada não volto a consumir fruta nesse dia.

      Eliminar
    2. Ok, fiquei esclarecido e completamente de acordo :)

      Eliminar
    3. http://www.huffingtonpost.com/life-by-dailyburn-/are-you-eating-too-much-fruit_b_7640514.html

      http://press.endocrine.org/doi/full/10.1210/er.2008-0033

      excesso de fruta, como excesso de água ou de desporto não é benéfico para a saúde. tudo com conta peso e medida :)

      Eliminar
    4. Whaaat? Duas a três peças de fruta por dia? No way! Há nutricionistas a dizer que devemos comer de tudo (incluindo produtos de origem de animal, o que me faz perder automaticamente a confiança na sua credibilidade) e outros a recomendar estilos de alimentação à base de fruta e legumes. Isto para mim significa que não devemos mudar a nossa alimentação a cada vez que ouvimos um nutricionista a defender uma dieta específica, mas sim informarmo-nos o máximo possível e decidirmos pelo que nos parece mais acertado. Pessoalmente, nunca me senti melhor que agora, numa dieta alta em fruta e hidratos de carbono e baixa em gordura e sal. Tenho a energia que nunca tive e o meu corpo está a mudar, estou cada vez mais em forma apesar de consumir mais calorias que nunca. E tenho descoberto coisas fantásticas, como uma diabético de tipo 1 frutariano o que, por si só, é bastante revelador. Mas hei-de fazer um post detalhado sobre a questão, com toda a informação necessária :)

      Eliminar
    5. Anónimo, se assim o fosse os frugívoros estariam todos mortos.

      Eliminar
  3. Yey, alguém que não bebe café como eu.:p Parece-me uma óptima alternativa sem dúvida. Desafio-te aqui a partilhares connosco por exemplo a tua alimentação semanal e como organizas as tuas compras no que toca a comida.:)

    beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! :) Já tinha pensado fazer um post desse género, mas não sabia se haveria interesse. Vou tentar partilhá-lo na próxima semana. Beijinhos :)

      Eliminar
  4. O erro ortográfico foi meu, com a pressa para escrever o texto todo em 60 e poucas folhas... loool
    Outro que depois vi, foi que escrevi "tudos" em vez de tudo :D o que vale foram erros nos "ensaios"

    ResponderEliminar
  5. Eu também não consigo beber café de manhã, normalmente opto por chá, ou então leite de soja com chocolate em pó, e torradas. Fiquei curiosa com esta receita, tenho de experimentar! :D
    Beijinho

    Sorteio no meu blog
    www.bloguerosa.com

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz smothies porque não tenho uma dessas maquinetas todas xpto. Já estive tentada a comprar, mas receio perder-lhe o interesse passado uns tempos e não me apetece fazer esse investimento já. Mas um dia... e experimento estas receitas :)

    ResponderEliminar
  7. Que bom!! Infelizmente tambem nao tenho essas maquinas, mas quem sabe se fizerem uma promoçao no futuro nao a compre xD
    Relativamente à série dá-lhe uma oportunidade. Pode ralmente ter muito mais personagens masculinos, mas as personagens femininas tbm são fortes. RElativamente a conversas nao é aquela típica trash talk, é uma linguagem e ações muito mais obscuras. É completamente diferente de tudo o que existe por aí

    ResponderEliminar
  8. É pahhh vou ter de experimentar! Adoro este tipo de coisas:)
    Beijinhos para ti
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto! :) Já eu, o leite com chocolate à infância, só bebia mesmo quando era pequenina! :)

    ResponderEliminar
  10. Não há nada melhor que um smoothie ao pequeno almoço. Para mim mistura fruta e chocolate é um big no, gosto pessoal. Mas parece delicioso =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, percebo-te, também sou um bocado resistente a misturas do género "pizza com ananás".

      Eliminar
  11. Também não bebo café, nem gosto nem o meu organismo o aceita muito bem. Adorei a dica dos smoothies, tenho de experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Fiquei com vontade de experimentar! Vou ter que o fazer em breve, parece ser bastante delicioso :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. Já nem me lembro da última vez que bebi leite com chocolate, aliás, nunca fui assim grande fã! Mas para quem gosta, esta tua sugestão é uma óptima alternativa! Quanto ao café, durante muitos anos bebia três a quatro por dia e sabia-me pela vida. Entretanto, há uns tempos, decidi deixar de beber por completo e não me fazia falta nenhuma. Quando recomecei a trabalhar fora de casa, comecei a beber café novamente, para me despertar e conseguir aguentar o ritmo. O engraçado é que enjoei o café, e deixei de beber novamente. Quando preciso de cafeína, bebo uma meia de leite, só assim consigo. É engraçado como o nosso organismo se desabitua facilmente das coisas!

    ResponderEliminar
  14. Sabes o que te digo? tenho quarenta e tal anos e ainda bebo leite com chocolate ao pequeno almoço. Por vezes vario, mas volto sempre ao mesmo :)

    ResponderEliminar
  15. Super cute. I love this post. If u want take a look to my last post on my blog http://modaenunlink.blogspot.com/2016/05/nude-outfit.html
    xoxo

    ResponderEliminar
  16. Nunca experimentei beber smoothies, mas o que é certo é que sou fã incondicional de café, tanto que tento sempre experimentar novos sabores e grãos com diferentes torragens :)

    ResponderEliminar
  17. Já não bebo com a frequência com que bebia, mas continuo a adorar beber leite com chocolate. Não aprecio beber café puro ao pequeno almoço por isso opto por leite com café ou chá nos dias mais frios e smothies/ salada de fruta nos dias mais quentes.
    O teu "leite com chocolate" tem muito bom aspecto, mas não fica demasiado espesso por levar tanta banana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não ficou, as laranjas eram grandes e tinham muito sumo (250ml). Não ficou tão líquido como leite com chocolate, mas é porque pessoalmente gosto dos smoothies mais espessos. Podes sempre juntar um bocadinho de água :)

      Eliminar
  18. Eu continuo a tomar leite com chocolate ao pequeno almoço. Smoothies só mesmo no verão que é quando consigo beber bebidas mais frescas.

    Beijinho ♡
    www.rute-azevedo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Yupi, era algo assim que precisava para alterar os meus pequenos almoços e não sabia que a banana tinha um sabor neutro realçando o sabor do cacau, mas não fica a saber também a laranja? Tenho algum receio com a adição do sumo...
    Eu detesto leite, dá-me logo vómitos e por isso os meus pequenos-almoços sempre foram difíceis de idealizar: quando era pequena comia nestum com uma pitada de leite só para não dizer que era nestum com nestum, depois passei a beber pingo, com muito pouco leite, mas este não durou muit, atualmente bebo um pacote de leite chocolatado da Agros (sim, tem que ser desta marca pois é a única que encontrei com um intenso sabor a chocolate que corta totalmente o sabor a leite). Já experimentei leite de soja, de soja e baunilha e por aí em diante mas logo de manhã esses sabores não me caem bem. No verão, e para variar um pouco, lá como um iogurte, mas no inverno é impossível por causa de ter que o comer frio.
    Desculpa ter-me alongado tanto mas tinha que desabafar!!! E por causa de todos estes meus problemas matinais é que vem a questão e dúvida quanto à adição de sumo de laranja :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era mais nova bebia sempre leite quente com chocolate ao pequeno-almoço e também me dava vómitos, pelos vistos é comum, não fazia ideia! Olha, eu não sinto o sabor da laranja, sinto até mais o da banana. Mas podes adicionar água em vez de sumo de laranja :)

      Eliminar
    2. Vou tentar juntar sumo de laranja e tomar ao lanche para ver como é o sabor e depois logo vejo se troco por água ou não! Sempre útil com estas dicas :P

      Eliminar
  20. Eu bebo café ao pequeno almoço mas depois de comer alguma coisa mais sólida, para nao agredir muito o estomago.
    Eu por exemplo, já nao consigo beber/comer coisas muito doces de manhã, mas hei de experiemntar esse smoothie ;)
    Bjs*

    ResponderEliminar
  21. Não seguia o teu blog, já corrigi esse erro! :) Eu tolero bastante bem o café mas de manha tenho feito sempre um batido para o pequeno almoço. Vou partilhar no blog mas já te digo por aqui que coloca sempre uma mão cheia de espinafres, 1 banana, leite de aveia e por evzes aveia e canela e ainda uma bolacha de aveia. ADORO e estou super viciada :)


    ♡ Beijinhos, Simply Ana Blog

    ResponderEliminar
  22. Ao pequeno-almoço sempre bebi o meu leitinho branco, ao lanche é que bebo muitas vezes com chocolate, sabem-me os dois bem. Já no que toca a café também não consigo gostar nem por nada, nem de capuccinos nem nada. Café só se for em gelado :p

    ResponderEliminar
  23. Se eu bebesse isso não comia mais nada o resto do dia! 5 bananas???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fraquinho! Até uma criança de 4 anos... http://www.youtube.com/watch?v=ng8SVUUngss&feature=youtube_gdata_player

      Eliminar
  24. Há smoothies com um sabor mesmo bom! Curiosamente, o que faço mais vezes é um com banana, leite de soja e cacau que quando provei pela primeira vez associei a leite com chocolate. O sabor é muito parecido! E o batido é mesmo saboroso e refrescante... Costumo usar a banana congelada, para que fique mais cremoso e fresquinho. Tenho de experimentar a tua versão :D
    (mas adoro café também :D)

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.