Rotina semanal de alimentação (compras, refeições, etc)



Foi-me sugerido, num post recente, que partilhasse o meu plano semanal de alimentação. Sigo uma dieta um bocadinho diferente do comum e tenho até em preparação um post detalhado sobre o estilo de alimentação high carb, low fat, de que falei pela primeira vez aqui. Tenho assistido a diversas palestras, disponíveis no Youtube, e estou a ler alguns livros de profissionais de saúde que me convenceram de que uma dieta assente em frutas, vegetais, legumes e sementes é aquela que mais respeita a fisiologia humana. Além de não consumir produtos de origem animal por razões éticas, também não bebo café ou refrigerantes, não uso azeite na maioria dos dias e uso uma quantidade mínima de sal. Não sinto falta de nenhumas destas coisas porque estou a dar ao meu corpo o combustível de que precisa para funcionar em níveis ótimos: glucose obtida através do consumo de hidratos de carbono, sem restrição de calorias. 


Vou ao supermercado uma vez por semana, à sexta ou sábado. Antes, dedico meia hora a decidir que refeições quero fazer, que frutas mais me apetecem, etc. Desse modo sei que tenho sempre todos os ingredientes necessários e não preciso planear diariamente que refeições irei fazer, porque já está decidido. É comum termos tendência para gravitar para certos pratos até nos aborrecermos e é esse o meu caso - tenho sempre um conjunto de refeições de que estou a gostar e que repito imensas vezes. De momento, estas são: 


- Pequeno almoço: Smoothies. Estou tão rendida que acho que deveria ser-lhes atribuído o prémio mundial do pequeno-almoço perfeito. São práticos, muito nutritivos e sempre saborosos, desde que a fruta seja de qualidade e esteja madura. Costumo confiar nas bananas, às quais junto ora morangos, ora um mix de frutos vermelhos, ora laranjas, ora melancia. As possibilidades são infinitas (ando mortinha para experimentar combinações com manga e meloa) e já não me imagino a começar os meus dias de outra forma que não esta. 


Compra semanal de fruta - as bananas ficam a amadurecer!









- Almoço: É a refeição em que vario mais, em parte porque o ideal para mim seria uma grande salada. Dessa forma poderia comer fruta ao lanche, o que não é aconselhável após a ingestão de comida cozinhada. O problema é que... não gosto, não consigo gostar, de saladas. Assim, se estiver em casa, o meu almoço é geralmente um prato grande de fruta seguido por um prato, mais pequeno, de comida cozinhada.


- Jantar: Invariavelmente uma refeição cozinhada. As combinações são várias, mas envolvem coisas como batatas "fritas" no forno, pizzas homemade, a maravilhosa pizza de base de couve-flor, arroz, feijão preto, grão-de-bico, pimentos, milho, espinafres, batatas cozidas, rúcula, cogumelos portobello e tofu. Cozinho diversos pratos rápidos com a combinação destes ingredientes mas, quando perco algum tempo a preparar a refeição, faço de modo a sobrar para o dia seguinte - apesar de gostar de cozinhar, não gosto de o fazer diariamente. 





Um detalhe interessante desta viragem para uma dieta alta em hidratos de carbono está em ter-me apercebido de que restringia as porções que comia. Embora nunca tenha, explicitamente, feito dieta, tinha sempre o cuidado de, por exemplo, não encher muito o prato nem repetir. Quando comecei a investigar o high carb, low fat percebi que, afinal, eu não comia pouco por natureza, mas sim porque sempre me restringi. Poder comer os alimentos certos até estar verdadeiramente satisfeita é uma realidade nova para mim e obrigou-me a aumentar a quantidade de comida que compro. Uma boa ideia é, para além  do stock semanal de alimentos perecíveis, ter sempre legumes e fruta congelada (existe em hipermercados sumo de laranja 100% natural congelado e fruta congelada em saquinhos). Ainda estou a aprender, mas faço-o com um enorme entusiasmo - saltar para fora da alimentação que nos foi ensinada como a única possível, mas que está na base da prevalência de tantos problemas de saúde, de restrições calóricas e dietas ioiô foi, até ao momento, a melhor decisão que tomei.



42 comentários

  1. Fico preguiçosa só de ler. Mas parece tudo muito bem! :) A parte da fruta deve ser um consolo.
    Não ligo muito a vegetais, infelizmente. :/ E, por muito que tente, não consigo deixar completamente a carne, simplesmente, porque detesto as alternativas. Fico-me pelo frango e pelo perú. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espreita aqui (o sabor é igual ao da carne) :) http://talhovegetariano.pt/produtos/o-talho-vegetariano.html

      Eliminar
    2. Enquanto não for eu a ganhar dinheiro, não dá para recorrer a essa opção. Mas um dia. Um dia! :)

      Eliminar
    3. Eu também acho demasiado caro e só provei uma ou duas vezes. Só referi porque em termos de substituição de sabores é a melhor opção que conheço :)

      Eliminar
    4. E fico imensamente agradecida. :)

      Eliminar
  2. eu sou pela alimentação saudável! :) Carne e peixe raramente como. Legumes e fruta são os meus preferidos :)

    ResponderEliminar
  3. É uma alimentação bastante rica, de facto. Mas para mim faz-me uma certa confusão não comer comida cozinhada às refeições principais. Claro, só porque nunca experimentei. Não digo que é mau!!! É apenas estranho, para mim, que nunca o fiz e adoro comida cozinhada. Mas parece-me muito bem este tipo de alimentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só não como comida cozinhada ao pequeno-almoço. Não acho que seja assim tão mais benéfico comer cru, só mesmo na parte de poder comer fruta ao longo de todo o dia sem preocupação com a digestão. De resto, acho que é muito uma questão de clima: no inverno temos sempre vontade de comida quentinha, nos dias mais quentes de verão imagino que não vou ter vontade de cozinhar.

      Eliminar
  4. Não me sinto minimamente capaz de fazer uma alimentação como a tua... Não duvido de que seja saudável, mas implica viver à base de coisas das quais gosto, mas não o suficiente para que toda a minha alimentação gire à volta delas =x mas gosto de ler estes teus posts, é sempre bom aprender

    ResponderEliminar
  5. Sou vegetariana e portanto a minha alimentação vai um pouco ao encontro da tua.

    Detesto cair na monotonia e por isso tento variar diariamente.

    Não sou muito adepta dos smothies ao pequeno-almoço, mas adoro comer fruta de manhã. Não sei porquê, mas prefiro comer frutas e legumes no seu estado "natural".

    Ao almoço e jantar adoro comer saladas e penso que a chave é variar a combinação dos ingredientes.

    Parabéns e continua com o bom trabalho. Beijos

    Débora Inês Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de comer frutas inteiras, especialmente aquelas de que gosto mesmo - mangas, meloas, figos! Mas não gosto de morangos ao natural, por exemplo, e nos smoothies adoro.

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Ok. Eu acho que não conseguia. Mas juro que te invejo - pontos por ser saudável, pontos por ser equilibrada, e pontos por ser fresca!

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post e confesso que sou uma vegan em construção. A pouco e pouco, vou tentando eliminar coisas de origem animal... Espero conseguir alcançar isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão contente :) Vais ver que é mais fácil do que parece, até porque já há montes de alternativas que são especialmente úteis no início.

      Eliminar
  8. De momento também tenho aumentado o consumo de frutas. Mas acho que não conseguia por exemplo ser vegetariana. Acho que exige muita preparação, ponderação e força de vontade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que depende das motivações. Se forem só dietéticas acredito que seja difícil. No meu caso, não vejo sequer a carne e o peixe como comida, por isso é muito fácil.

      Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Só de ver tudo isto fiquei a morrer de fome. Loool

    Beijo, e um excelente dia.

    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderEliminar
  10. Eu tb ando a mudar a minha alimentaçao aos poucos, pretendo que seja mais simples e saudavel, mas com algumas excepçoes, principalmente no que toca a snacks XD Por isso acho otimo que partilhes mais coisas relacionadas c o tema e receitas claro. Eu bem que tento organizar as refeiçoes d semana e só ir ao supermercado uma vez, mas falta-me disciplina p isso!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Vegetais nao sou mt amante, mas fruta, adoroooo

    ResponderEliminar
  12. Adoro comer fruta, também não me farto nada. Eu não conseguia viver sem o azeite. É dos meus temperos preferidos

    ResponderEliminar
  13. põe as bananas com maçãs e elas amadurecem mais rápido :) eu sou a amiga vegan que a vânia (www.lollytasteblog.com) referia no post dela de hoje e sou acompanhada pela mesma nutricionista, que não viu problema nenhum nisso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh, que boa dica! Canso-me de esperar que as bananas amadureçam. Obrigada :)
      Sim, pelo texto dela apercebi-me de que estava a falar de uma nutricionista capaz. O que me faz muita confusão são os nutricionistas que defendem que DEVEMOS comer de tudo, quando para mim os produtos de origem animal não são, de forma nenhuma, alimentos saudáveis. Há uns dias li este texto e fiquei de boca aberta: http://capazes.pt/alimentacao/afinal-o-que-devemos-comer-por-agata-roquette/view-all/

      Eliminar
    2. mas estás a falar dessa sra...que enfim...

      Eliminar
  14. Um dia vou ser como tu! Ahah :D Eu costumava fazer uma espécie de smoothie com esses frutos vermelhos congelados e já não compro à uma série de tempo, vou tratar disso! Fruta também é algo que nunca me canso de comer. <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  15. Quem me dera conseguir comer 1/4 da fruta que tu comes...não consigo mesmo gostar, é um autêntico sacrifício, como se estivesse a tomar um daqueles xaropes para a tosse que sabem mesmo mal! Quanto à ideia de não se dever comer fruta após as refeições cozinhadas, não é algo consensual e há mesmo quem defenda que se pode comer fruta sempre que apeteça (o que não se aplica, obviamente, ao meu caso, logo continuo a defender que não se deve comer fruta após as refeições eheheh)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, já vi pessoas a defender que não faz mal. Mas no meu caso atrasa mesmo a digestão, já experimentei várias vezes e o resultado foi sempre esse =(
      Eu só comecei a comer fruta há alguns meses, antes não desgostava mas dizia que não tinha paciência para a descascar, ahah. Sempre gostei do sabor, mas como não era uma refeição principal acabava sempre por ficar esquecida. Olha, és tu com a fruta e eu com as saladas... não consigo, pá!

      Eliminar
  16. Tenho uma admiração por ti Nadia ! Quem me dera ser assim e conseguir ter sempre esse tipo de alimentação . A força de vontade tem de partir de nós eu sei mas às vezes facilitamos . Adorei o post.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Saladas e frutas e saladas de frutas - sou fã!!

    ResponderEliminar
  18. Ando a tentar não comer tanta porcarias, pode ser que o teu post me tenha contagiado :-)

    ResponderEliminar
  19. Estranho, nunca vi ninguém dizer que comer fruta a seguir a refeições cozinhadas era mau. Pelo contrário, só vi dizer que pode até ajudar à digestão. No meu caso pessoal, ajuda. Não comia fruta nenhuma, nada de nada até à cerca de dois anos. Quando comecei a comer mais fruta, as minhas digestões tornaram-se muito mais fáceis. Não passo mesmo sem ela a seguir às refeições! :)
    Adoro smoothies. Sabem mesmo bem, no verão então nem se fala! O meu objectivo agora é mesmo cortar nos refrigerantes, tenho um vício por coca-cola terrível :/
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  20. Não posso deixar de concordar que os smoothies deviam ter um prémio qualquer. Há qualquer coisa mágica em compilar algumas frutas e voilá, uma maravilha num copo.
    Não sei se consomes água de coco, mas os smoothies ficam maravilhosos. Eu amo água de coco e para mim é indispensável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso! Nem sempre porque ainda não encontrei uma que tenha um preço razoável para usar todos os dias, mas nota-se bem a diferença no sabor :)

      Eliminar
  21. A fruta de Verão é das melhores coisas do mundo!!

    ResponderEliminar
  22. Adoro saladas, frutas e leguminosas e não me importava de comer só disso, a questão é a família que não vai nestas coisas e estar a cozinhar constantemente dois pratos diferentes não é fácil. Tento sempre conciliar as coisas para que todos fiquem satisfeitos :))

    ResponderEliminar
  23. Caramba, adorava conseguir fazer refeições tão saudáveis como as tuas mas a verdade é que realmente não nasci para isso porque só há um único vegetal que goste!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Não é uma receita que me veja alguma vez (mas nada contra; simplesmente é uma opção pessoal), mas também nunca diria não a boas refeições de vegetais/legumes e frutas. Então agora para o Verão, estes não podiam ser dos melhores alimentos que podiamos consumir. Eu tenho é de experimentar variar nos smoothies que faço, que costumo ser quase sempre à base de bagas e morangos.

    ResponderEliminar
  25. Estas tuas publicações inspiram-me de uma maneira absurda! Graças ao teu blogue e à maneira como encaras a alimentação, que muitos dos meus hábitos têm vindo a ser mudados. É verdade que ainda tenho muuuuito que trilhar, mas espero um dia adotar hábitos parecidos aos teus e deixar de consumir proteína animal como consumo (penso que só darei uns quantos descontos aos ovos >.<). E para não falar de que o separador das receitas é dos mais completos!
    Será que um dia poderias fazer uma publicação com os documentários e blogues que segues e que falam sobre esta questão da alimentação? Penso que, no meu caso, seria meio caminho andado para investir mais nestes hábitos! Mas até lá, nada que uma boa pesquisa não resolva!

    Beijinhos.
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão contente com este feedback, de verdade!
      Faço sim! Tenho muitas coisas para recomendar (entre livros, palestras, canais de youtube e sites, e relacionados com a parte ética, alimentar e ecológica), mas não sabia se havia interesse desse lado num post desse género. Assim já está a ser preparado. Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  26. Gostei de ler, é muito interessante conhecer a rotina de quem se alimenta de forma diferente da nossa! :)
    Tenho de experimentar um smoothie para o pequeno-almoço, raramente faço :)
    Para amadurecer as bananas há alguns truques - deixá-las todas ligadas (tipo 'cacho'), colocá-las num saco de papel fechado ou juntá-las com fruta mais tocada e madura :) Se estiveres mesmo desesperada, podes sempre colocá-las em cacho num saco de papel fechado com outras peças de fruta maduras :P

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.