5 passos para um bom sono

Eu gosto de dormir. Não gosto necessariamente de precisar do sono para conseguir funcionar decentemente, mas o momento em si sabe-me bem. E sou uma campeã das dormidas: durmo no carro, no autocarro, na praia e sabe-me bem tirar uma soneca vinte minutos depois de almoçar. Gosto de acordar de manhã cedinho, comer qualquer coisa e voltar a adormecer. Não gosto é de dormir à noite, nas horas em que é suposto fazê-lo. Acho também que o ritmo de vida atual não é propício a uma rotina de sono saudável - afinal, vivemos numa era em que o stress é considerado uma coisa normal, uma presença intrínseca ao nosso dia-a-dia. Com uma panóplia de coisas a fazer, não é raro chegarmos à cama ainda tensos e cheios de energia, o que pode fazer com que demoremos algum tempo a adormecer. Mas eu não acho acertado aceitar o stress como parte integrante da vida e, embora nem sempre tenhamos o poder para alterar as nossas circunstâncias, podemos salvaguardar alguns momentos para nos alhearmos da correria quotidiana. Se isto está a parecer muito hippie e zen, é porque é. Até porque, atentem, inclui yoga! 


1 - Se precisares de preparar o dia seguinte, fá-lo antes desta rotina. Até aqui, é permitido manter o ritmo que caracteriza habitualmente os teus dias. Mal o dia esteja terminado e os preparativos para o seguinte finalizados, descontrai e tenta adotar uma postura calma. Tudo o que se segue deve ser feito sem pressa, com o objetivo de dissolver o stress acumulado ao longo do dia; 


2 - Já no quarto, liga uma fonte de luz fraca. Mais intensa que uma luz de presença, mas ténue o suficiente para que convide o relaxamento e o sono; 


3 - Faz uma sequência de yoga relaxante.  O yoga é uma excelente forma de exercício com vários níveis de intensidade e sequências apropriadas a fins específicos. Aqui, queremos um que não estimule a energia, que promova a tranquilidade e que nos permita deixar ir tudo o que aconteceu ao longo do dia e o que nos espera no dia seguinte. Deverá ser um momento de conexão com o nosso corpo através da atenção à respiração. E o tempo não é um entrave - se não for possível despender mais, poderão fazer sequência de apenas cinco minutos. As minhas favoritas são esta, esta e esta


4 - Após o yoga desliga a luz e, se precisaste do computador para o passo anterior,  deverás encerrá-lo agora. Deixa o telemóvel longe da cama, para afastar a tentação de visitar as redes sociais. 


5 - Se ainda assim tiveres dificuldade em adormecer, lê um livro. Sim, a literatura não serve para nos dar sono, mas aqui a ideia é mantermo-nos livres da influência dos aparelhos eletrónicos. Não só a luz do computador ou do smartphone nos mantém despertos, como a Internet exerce um poder de atração difícil de controlar. Depois de dar por mim, por diversas vezes, incapaz de largar o portátil apesar de estar a navegar sem rumo, decidi bani-lo da minha hora de dormir. A passagem entre o livro e o sono é muito mais tranquila. 



E vocês, sentem a influência do stress  do quotidiano na hora de dormir? Quais os vossos métodos para um sono reparador?

20 comentários

  1. Também funciono assim acordar cedo, dormir a sesta, deitar o mais cedo que for possível ahah de outra forma não funciono x) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É mau demais que eu todos os dias me deita "à pressa" mesmo querendo fazer as coisas que dizes aqui? Ahah. A minha sorte é não sofrer de insónias, sou daquelas que nem se lembra de pousar a cabeça na almofada na maioria dos dias. Mas noto muita diferença nessa questão das tecnologias: parece que já não vivemos sem isso um único minuto, e conheço muita gente a quem isso faz imensa diferença!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto imenso de ouvir música mais calma antes de adormecer! Beijinhos :)

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo ler e funciona bastante bem (=

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso das dicas querida. Mas confesso que por mais que tente abolir o telemóvel ele está sempre ali, um pouco à mão de semear :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  6. Eu leio sempre até estar a babar-me de sono...o problema é levantar-me!

    ResponderEliminar
  7. Tenho de ver se sigo estas coisas uma vez que eu e o sono temos uma relação mesmo difícil!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Tens aqui boas dicas mas, felizmente, não costumo ter dificuladade em adormecer...não sou de dormir muito, muito menos de dia, mas o tempo que durmo, durmo mesmo bem, pode cair a casa que eu nem ouço :D.
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Até costumo dormir bem, mas não deixei de achar interessante esta rotina para dormir bem! Quem sabe se um dia a porei em prática :)

    ResponderEliminar
  10. São óptimas dicas, sem dúvida!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  11. Nunca experimentei yoga! Eu não posso falar muito, deito-me regularmente tarde (e não devia) mas enfim, depois há aqueles dias em que preciso realmente de repor sono e é complicado tê-lo cedo, por isso quem sabe se yoga não me iria ajudar :P Antigamente tinha muito o hábito de ler um livro na cama antes de dormir mas com o passar do tempo reparo que o meu tempo na cama antes de dormir é agarrada ao smartphone :| tenho que seguir o teu exemplo, e banir o malvado!
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  12. Uns dias mais que noutros, mas essa influência sente-se.
    E depois passa.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  13. Tenho enormes problemas com o sono, mas vou seguir os teus passos e tenho a certeza que me vão ajudar imenso!
    Beijinhos linda.
    Blog: https://redcarpeteveryday.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Se algum dia pudesse pertencer a uma equipa olímpica seria à equipa do sono. Amo dormir, durmo em qualquer lado e não funciono em condições sem o sono em dia.
    Gostei imenso das dicas, também tenho um poste agendado sobre a temática mas com dicas de produtos que uso para ajudar a um sono melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, estou contigo! Era bem capaz de ganhar essas olimpíadas. Quero ver esse post :)

      Eliminar
  15. Eu sou conhecido no meio familiar, por adormecer em todo o lado, menos na cama. Por isso se tiver sono no sofá, não ofereço resistência, mesmo que pela madrugada vá para a cama e já não durma. Como diz o provérbio:
    Quem não come por ter comido, não tem doença de perigo. Basta substituir "comido" por "dormido"...
    O único lugar onde não convém adormecer, é no carro, porque sou eu o condutor. Infelizmente já adormeci três vezes, a última das quais levou-me ao rail da autoestrada. Até agora só tive prejuízos materiais, mas deixei de forçar. Quando tenho sono, encosto e caminho um pouco.

    ResponderEliminar
  16. Eu ando sempre tão cansada que não tenho dificuldades em adormecer! Mal caio na cama, é logo! :p De qualquer forma, ótimas dicas!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Olha adorei :) porque sempre tive problemas em dormir...
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ Facebook ~ Bloglovin'

    ResponderEliminar
  18. Também adoro dormir! Durmo em todo o lado e as sestas a seguir ao almoço são divinais! Só tenho pena que nem sempre seja compatível :p
    Achei a tua lista muito pertinente. Disso tudo só não faço yoga e confesso que me ligo demasiado ao pc, apesar de deixar as luzes no minimo e sei que isso me afeta. Mas é´um vício tão grande vir à internet à noite... Definitivamente vou tentar adotar o teu processo :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.