Dúvidas mortais #7

OK, isto não é bem uma dúvida. É mais uma confissão, uma tentativa desesperada de encontrar um espírito semelhante, alguém que me diga "shhh, não faz mal, vai tudo ficar bem". Em retrospetiva, acho que deveria ter indicado isto como um guilty pleasure neste post. Vamos lá: eu não gosto de telenovelas. Não é um "não gosto mas se estiver a dar não mudo de canal", é um "não gosto e nem olho para a televisão se alguém estiver a assitir ao meu lado". Acompanhei algumas em criança e chegou-me para concluir que não percebia aquelas pessoas, aqueles enredos em que os conflitos entre personagens são o motor principal da trama. Há, no entanto, uma notável exceção, que é o motivo da minha vergonha: tenho um fraquinho por novelas brasileiras de época. E não é preciso muito, não tem que ser uma produção espetacular e internacionalmente aclamada - basta que retrate qualquer período anterior a 1950, tenha bons cenários e figurinos e uma história de amor assolapada e/ou proibida para eu não a largar do primeiro ao último episódio. Mesmo que os diálogos sejam medonhos, como os do remake d' A Escrava Isaura (de 2005), que ando a ver agora. Ainda por cima na CMTV - oh, the shame! Por favor, digam-me que não estou sozinha nisto, que é completamente normal e que, já que não há verdadeiras histórias de amor na nossa época uma pessoa tem que as ir buscar a algum lado. É isto, não é?

30 comentários

  1. LOL eu tb nao vejo novelas, parei na altura em que as Portuguesas que davam ainda era novidade, talvez também por não ter muito tempo, mas também não me chateia, no entanto quando era mais nova via e adorava as brasileiras... Pedra sobre Pedra, Fera Ferida, Roque Santeiro, Tieta do Agreste :D aiiiiiiii

    Ahh já agora... PARABÉNS :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merci! :)

      Nunca vi nenhuma dessas, acho que são mais antigas.

      Eliminar
  2. Lamento informar mas, embora entenda o teu gosto, para mim não dá :) Não gosto de novelas e não vejo, a não ser que sejam cómicas como a I love Paraisopolis que dá na SIC às 19h. As portuguesas são mesmo um vómito, não dá ::) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não suporto novelas cómicas, e portuguesas também não. Só mesmo as brasileiras de época :)

      Eliminar
  3. Acho que nunca vi, não posso opinar sobre a história de amor. Mas, olha, se gostas, que se lixe a vergonha! :)

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe adora novelas, chega a assustar. Quando passo férias na casa dos meus pais fico sempre a refilar porque ela quer ver a novela da TVI e eu não quero xD Para quê ver novelas quando fazemos uma quando discutimos, muahaha 8D

    ResponderEliminar
  5. A ideia que tenho é que as novelas portuguesas (só conheço as da sic) têm vindo a melhorar. Contudo, acho que nunca estarão, para mim, no mesmo patamar das novelas brasileiras (no geral) que são francamente muito boas: os brasileiros têm mais experiência neste campo e os atores brasileiros têm "qualquer coisa" que eu não encontro nos portugueses. :) Também adorava quando passavam novelas de época na sic. E cómicas, também.
    Hoje em dia não vejo novelas (e não vejo tvi - que raio de canal é este? ; além disso, nem sabia que a cmtv passava novelas (não vejo)).

    Descobri o teu blog há dias e já o vi (não li todos os posts) de uma ponta a outra. Gostei e estou a gostar muito dos temas abordados embora nem sempre partilhe da mesma opinião. :)

    No outro dia descobri um filme brasileiro de 2007 de que gostei muito. Tem um final original. Acho que está bem construído, não é complexo mas tem "um quê" de retorcido: "Estômago - Uma História Nada Infantil Sobre Poder, Sexo e Gastronomia".
    Como temos alguns gostos semelhantes (por exemplo, também adorei a trilogia "Before(...)") pode ser que gostes. Ou não :)

    Não vejo GOT (vi um ou dois episódios mas não me cativou), mas vi Vikings e conquistou-me. Creio que será bastante fidedigna, até porque tem o apoio do canal História (e acho que já li algo a respeito por aí).

    Bom, são só sugestões. :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pelas sugestões!

      Vou espreitar o filme. Quanto à série Vikings, já me foi recomendada mais que uma vez, e agora novamente, por isso está definitivamente na minha lista. Game of Thrones demora a cativar, porque como tem imensos personagens (nem os principais aparecem em todos os episódios) é difícil surgir o interesse pelo enredo. Pelo menos foi assim comigo.

      Beijinhos :)

      Eliminar
  6. Eu já tinha visto a Escrava Isaura na altura em que estreou em 2005 na RTP e estou a rever agora. É o unico programa que assisto na CMTV. Até o meu pai está a ver! Eu agora também vejo a Verdades Secretas, por ter um actor todo gostoso, é certo, mas principalmente porque os argumentistas tiveram a coragem de abordar temas tºao polémicos como a prostituição, a droga e a homossexualidade, num país onde a religião tem um papel tão forte na sociedade
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vi em 2005, mas na altura não dava para voltar atrás na programação e por isso não acompanhei toda. Na verdade é a pior novela de época que já vi (a rede que a produziu, a Record, não tem a qualidade da Globo), mas mesmo assim não me escapa.

      Eliminar
  7. É isso mesmo, Nádia, não faz mal a ninguém ver historias de amor de época, se com isso passar-mos um bom bocado. Eu não vejo novelas nenhumas, não tenho paciência, mas não estás sózinha nisso de forma alguma.

    ResponderEliminar
  8. "shhh, não faz mal, vai tudo ficar bem".

    ResponderEliminar
  9. Nádia, eu vejo novelas brasileiras desde que me conheço e gosto por isso jamais acharia mal alguém que me dissesse que "perde tempo" a ver uma!

    ResponderEliminar
  10. Ups, aqui não te posso ajudar, porque não vejo mesmo nada :P Detesto telenovelas de todos os tipo e feitios, mas até entendo o fascínio.

    ResponderEliminar
  11. Eu não vejo nada na televisão sem ser telejornal e VH1 (que nem é ver, é ouvir xD), mas a minha mãe também gosta de algumas novelas brasileiras (e não é de todo daquelas pessoas que acompanha as novelas todas da sic e tvi), por isso deduzo que tenhas alguma "desculpa" ahahahah

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto de ver novelas mas não sou "viciada".. se ver vejo se não ver paciência! Já fui mais fã quando era mais nova! No entanto gosto também do mesmo género de novelas como tu mas já não vejo nada assim ahah :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Mais depressa me apanham a olhar para publicidade. Mesmo que estejam a dar telenovelas à minha frente, a minha mente foge delas. É um fenómeno incrível, porque eu cresci a ver telenovelas.

    ResponderEliminar
  14. O que importa é que gostes :P Acho que se perdesse tempo a ver também ia acabar por gostar e ficar colada, mas nunca foi algo que me puxasse muito. Mas who knows xD
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  15. já eu, adoro telenovelas, mas as de época brasileiras são de longe, as minhas favoritas, a última que vi foi a 'Lado a Lado'.

    ResponderEliminar
  16. Eu também não vejo telenovelas, não tenho paciência, é sempre a mesma coisa: o bom, o mau, o herói, o coitadinho, enfim. Mas, tal como tu, sempre gostei de novelas históricas, a minha preferida de sempre é a Sinhá Moça, adorei essa telenovela e tenho pena que agora não façam assim novelas de época, acho que ganhariam mais uma espectadora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei dessa. É verdade, é mesmo pena que tenham deixado de fazer, a última que passou na SIC foi o remake da Gabriela.

      Eliminar
  17. Adoro novelas, filmes de época! Devoro tudo! Não es a única :)

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. O pior de toda a história é ser mesmo na CMTV, mas também eu já dei por mim a ver o Mercado, programa de debate futebolístico lá do sítio. Assim, descordando apenas na área, não faz mal. Onde há amor há salvação!

    ResponderEliminar
  19. Isto dos "guilty pleasures" só existe porque as pessoas gostam muito de opiniar sobre o que os outros gostam, especialmente quando é para rebaixar as escolhas dos outros. Por isso, o que se deve fazer é ignorar isto de vez e continuarmos a gostar daquilo que gostamos, sem lhe estarmos a associar a carga negativa de um "guilty pleasure". Até aos tempos dos Morangos com Açúcar eu ainda vi uma boa quantidade de telenovelas, brasileiras e portuguesas à mistura, mas depois como começaram a ficar cada vez menos realistas e cada vez mais iguais às anteriores (todos os anos, pelo menos a TVI, lança uma nova telenovela, e acabo por ver as espécies de "previews" e juro que o enredo é sempre o mesmo; a sério que não se conseguem lembrar de mais nada?), saí deste mundo por completo. Não que não haja por aí muita série de má qualidade (e isto é muito relativo porque todos temos um ponto de vista sobre isto diferente), mas já há muitos anos que as telenovelas (no geral) desceram muitíssimos pontos na minha consideração. É que nem as mais antigas, que realmente têm melhor qualidade que muitas actuais, se salvam para mim, nesta altura.

    ResponderEliminar
  20. Por mais que tente ver uma telenovela (às vezes dava jeito uma coisa assim levezinha, que dá todos os dias, para não pensar em nada de especial) ao fim de três ou quatro episódios, farto-me. Acho que a última que segui foi no tempo dos 4 canais (sim, que eu sou do tempo em que só havia dois e aí, toda a gente via novelas brasileiras ;.)

    ResponderEliminar
  21. Novelas de época, brasileiras, é do melhor.
    A Escrava Isaura, a Gabriela, o Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, marchou tudo.

    Adorei conhecer o teu blog :) beijinhos*

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.