Porque (quase) não uso soutien

A foto é minha, daqui

Usar soutien é uma prática normalizada. Aos onze, doze anos -às vezes até antes de as mamas começarem a crescer- compram-nos uma primeira versão, que no meu caso foram uns tops curtinhos e elásticos. A partir daí é sempre a abrir: primeiro sem aros, depois com aros, mais tarde almofadados, talvez push-uppush-in, e por aí adiante. Também era natural para mim, até que li um estudo que questionava os supostos benefícios de usar, ou não, soutien. E então questionei-me porque o fazia. Para suporte? Para aparentar ter mamas maiores? Para que o relevo dos mamilos não fosse visível através da roupa? Porque é que, afinal, usava soutien? Como não consegui pensar em nenhuma razão válida para o fazer, tentei fazer a experiência. Primeiro, larguei os almofadados. Depois, os de aros. Por fim, fiquei apenas com os tops bandeau e os bralettes, como o da imagem acima. E na maioria das vezes não uso nada. Não tinha nenhuma razão para usar soutien - usava porque sim. Por outro lado, ao deixar de usar descobri as vantagens, para mim, de andar sem ele. São suficientes para poder afirmar que não me faz falta nenhuma. 


Estética: Sou um 32B - um tamanho perfeito para o meu tipo de corpo, de acordo com as minhas preferências estéticas. Gosto de ter o peito pequeno e os soutiens de caixa, mesmo não sendo muito almofadados, dão a ilusão de maior volume. Não usar soutien, ou usar um bandeau ou bralette, mantém o meu peito do tamanho real, que, por sorte, é o tamanho que teria escolhido caso essas coisas se pudessem escolher.


Conveniência: Especialmente nas estações quentes, não usar soutien é maravilhoso. Gosto de usar tops e vestidos sem costas, de alças finas ou sem alças, com cortes em sítios improváveis, etc... e é muito bom não precisar de ter um soutien para cada tipo de roupa. Ocasionalmente, reparo que certa peça me favoreceria mais com soutien, e nesse caso vou resgatar um ao fundo da gaveta. Mas, na grande maioria dos casos, prefiro sem.  


Conforto: Ah, chegar a casa e tirar o soutien, que momento glorioso nos dias de qualquer moça. Pois, não - no meu caso, pelo menos. Na verdade, nunca me senti apertada, esmagada ou magoada por um soutien, e nunca senti alívio quando, finalmente, o podia retirar. Pelo contrário, usá-lo era tão agradável que quando o despia sentia-me desconfortável, como se sentisse que não tinha as mamas no lugar certo. Conheço quem sinta o mesmo, de tal forma que até dormem de soutien. Ao deixar de usar, essa sensação de ter o peito descaído sem soutien desapareceu também. 


Ciência: É verdade, o estudo mais relevante sobre o uso do soutien, datado de 2013, conclui que esta peça de vestuário íntimo não traz benefícios. O estudo, que seguiu 330 mulheres entre os 18 e os 35 anos durante quinze anos, trouxe resultados surpreendentes: deixando de usar soutien numa idade jovem, as mamas tornam-se mais tonificadas, o tecido mamário fortalece e os mamilos sobem uma média  de sete milímetros. Isto não significa que deixar de usar soutien seja benéfico para todas as mulheres - fatores como a idade e o tamanho do peito podem originar resultados divergentes de pessoa para pessoa. No entanto, para mim, não usar tem-se revelado mais adequado, a todos os níveis que referi.

43 comentários

  1. Vestimos o mesmo tamanho e eu ADORAVA conseguir andar sem soutien, mas...vá, não acho grande piada ao formato das minhas mamas. Os meus preferidos são bralettes com uma copa mega fininha e sem aros: tudo "no sítio" e parece que não estou a usar nada! Para além disso, confesso, adoro o lado "girly" da lingerie e não me sinto minimamente desconfortável a usá-lo, por isso tudo bem! Acho que se for o tamanho certo, muito poucas mulheres teriam problemas de desconforto, honestamente! Já para as meninas com mais peito, presumo que deve ser mais confortável usá-lo devido aos movimentos, mas isto sou eu a mandar postas para o ar :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o formato é diferente com e sem soutien. É por isso que com tecidos mais estruturados não uso nada e com coisas mais leves prefiro usar alguma coisa, gosto mais do efeito. E sim, não imaginava não usar soutien se fosse uma copa D ou maior!

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Seguindo o link para o estudo em questão, entramos numa página de notícias científicas. Lendo todo o artigo, encontramos a seguinte informação:
      "The team advises caution on drawing general conclusions from this research, as the women in the study are not representative of the population as a whole. Professor Rouillon believes more research is necessary to understand the potential impacts – positive or negative – that bras may have, and admits these are very preliminary results. Moreover, although the findings were scheduled to be published, IFLScience was unable to find the paper in the literature."

      Assim sendo, o estudo que usas como base para a tua publicação não se encontra publicado e as pessoas envolvidas no mesmo aconselham estudos mais aprofundados, referindo que os resultados obtidos são muito preliminares e necessitam de uma maior pesquisa.
      Juntando o que escreveste ao artigo que referenciaste, não consigo encontrar o fio condutor que te leve a escrever que "o uso de soutien não traz benefícios".

      Concordo que utilizar ou não um soutien seja uma escolha. Embora, por vezes, para mulheres com peitos muito grandes, não exista outra opção. Mas aquilo que creio ser fundamental sobre soutien é o seguinte: usar o tamanho certo é a peça chave para que o soutien não seja prejudicial - não marque o corpo, não magoe o peito, não o levante para além da sua posição natural.
      Acredito que estudos sobre os "malefícios" ou falta de benefícios reais dos soutien provenham de uma generalizada má utilização e higiene dos mesmos.

      Eliminar
    3. Alô!

      Bem, o artigo intitula-se "Porque eu (quase) não uso soutien", não "Porque acho que os soutiens são obras do demo e porque todas as mulheres devem queimar os seus" :P

      Refiro, no final, que fatores como a idade e o tamanho da copa serão relevantes - até com base no estudo, que foi conduzido apenas em mulheres jovens. Ainda que o estudo seja preliminar e que contemple uma faixa etária limitada (aquela em que me encontro, daí ser útil para mim), sugere de facto que o soutien não desempenha um papel relevante na manutenção da elasticidade do tecido mamário, por exemplo. Parecem-me dados interessantes, tendo em conta a ideia generalizada de que não usar soutien conduz a um peito descaído.

      E sim, concordo que para mulheres de mamas grandes isto seja quase uma impossibilidade. Mas eu sou um 32B, e este texto é sobre a minha experiência.

      Eliminar
  2. Eu uso e raramente me sinto incomodada com eles. É uma questão de saber escolher os modelos e tamanhos certos para o nosso corpo. Mas no verão preferia não usar nada. Fico desconfortável por causa do calor e acabo por ficar com algumas marcas nas costas, mas nada de grave. O momento de o tirar continua a ser ótimo! :)

    Não me sinto confortável ao não usar soutien, principalmente por medo que se notem os mamilos com algumas peças de roupa. Acho pouco prático nesse sentido. E gosto muito de lingerie, por isso não é um sacrifício usar. Contudo, reconheço que há dias em que gostava de ter essa liberdade de não usar nada e me sentir bem na mesma. Mas sou uma complexada. Sinto que as pessoas ainda não estão preparadas para este tipo de coisa e comentam, apontam, julgam e não estou para sentir esse desconforto por algo que nem faço muita questão. Mas adoro bralettes! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, eu estou-me nas tintas para os mamilos! :P

      Eliminar
  3. Achei neste post super interessante! Tenho lido imensos blogs e visto imensos vídeos no youtube de raparigas a partilhar as suas experiências em deixar de usar soutien e tenho adorado ver outros pontos de vista :)
    Eu só comecei a usar soutien lá para os 17 anos. Na verdade foi só aí que o meu peito cresceu e nunca senti necessidade de usar quando o tinha pequenino. E a minha mãe também nunca me forçou a tal. Era estranho nas aulas de educação física. Todas as miúdas reparavam e questionavam-me porque não usava e espantavam-se sempre quando a minha resposta era 'Porque não preciso'. Com o crescimento do peito tardio e meio repentino muita coisa teve de mudar. Limitei-me a procurar o meu tamanho pelas lojas comuns de shopping, por isso achei que o meu tamanho seria um 34D. Achava soutiens extremamente desconfortáveis, adorava chegar a casa e tirá-lo e para mim era um suplício sempre que tinha de os vestir.
    Até que li várias notícias e estudos que diziam que a grande maioria das mulheres usava o tamanho errado de soutien e nem sabiam. Foi aí que descobri a Dama de Copas, uma loja especializada que oferece consultas de Bra Fitting. Ter ido lá foi o melhor que fiz até hoje. Eu que pensei que usava um 34D, afinal precisava de um 28FF. E mesmo o suporte que preciso, vem em modelos que quase não existem em lojas comuns, por ter costas finas e peito grande. Devo dizer que a minha vida mudou com esta descoberta :p nunca mais me custou usar soutien, pelo contrário. Dá-me imenso conforto agora! Claro que usar peças sem costas continua fora da minha possibilidade, mas passei a usar muita roupa que antes era impensável! Comecei a sentir-me mais satisfeita com a minha imagem e a minha auto-estima acabou por melhorar.
    Acho que este assunto devia ser mais abordado. Tanta gente que usa o tamanho errado ou que nem precisaria de usar e força-se a algo que lhe traz desconforto. Ninguém devia ser obrigado a isso.
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Woww, a diferença entre o tamanho que pensavas ser e o que és é enorme! Pelo que sei acontece muito. Eu usei um 34B até fazer um bra fitting. Fiz eu própria, mas acho que acertei no tamanho. Os soutiens nunca me incomodaram, mesmo aqueles com aros e almofadados. Pelo contrário, era desconfortável quando os retirava, daí achar que não usar é vantajoso para mim, porque o desconforto sem soutien desapareceu com a habituação a estar sem.

      Eliminar
  4. Pois, como dizes e bem isto não dá pra todos os tipos de peito. As minhas mamas são grandes, até demais, mas não é por ser gorda até porque já fui magra e tinha todo um avantajamento nas boobs, mas claro quanto mais gorda maiores ficam, acredito que sim. Mas tenho um vestido que se mostra muito as costas e não uso soutien e até fica bem, em casa nunca uso soutien não sinto necessidade dele, exceto se sair, aí claro boto-o. Mas gostei imenso do teu post até porque sempre ouvi dizer que se não usassemos soutien as mamas ficariam flácidas e muito descaídas, afinal não, quer dizer depois dos filhos ficaram na mesma mas pronto ahahahahahah bom post bom post

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Também li um artigo desses recentemente e fiquei feliz porque realmente só uso soutien quando não vejo outra opção e uso sempre sem aros e bem leves, visto que um 32 A mal se nota que não o uso com certas roupas ahah basicamente soutien dito só quando uso roupa justinha e por não querer que se vejam os mamilos!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não consigo não usar, até porque a minha roupa é maioritariamente branca e de tecidos leves e finos. Mas concordo que a escolha é fundamental para nos sentirmos confortáveis - eu gosto muito de cai cai nesta altura, porque com blusas mais decotadas, não gosto que se vejam as alças. tenho um 34B que gosto e, tal como tu, se me fosse dado escolher era exactamente o que quereria. Sou até crítica com muita coisa em mim, mas do meu peito gosto! :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que seria incapaz de sair de casa sem soutien, pelo menos neste momento. Adoro andar sem soutien, dá-me muito mais liberdade e (no verão) muito menos calor, mas isto não chega para compensar o desconforto enorme que seria estar em público sem soutien. Até a ideia me dá ansiedade!

    Acho que, no meu caso, o desconforto vem de ter o peito mais pequeno do que gostaria; um peito maior (mas não gigante, claro) assentaria melhor no meu corpo. Então uso sempre soutiens um bocadinho almofadados e com aro, para trazer mais equilíbrio à minha figura. Acho que me sentiria terrivelmente mal de outra forma. Mas admiro muito a forma descontraída como lidas com questões deste género!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, percebo, todos temos coisas que nos causam confusão e até ansiedade. Eu não tenho esse problema, mas tenho outros :P

      Eliminar
  8. Muito interessante este post. Eu uso e não penso em deixar de usar. No entanto tenho imenso cuidado em usar bons soutiens (renovei toda a minha frota há 4 meses), tenho usar o soutien adequado ao meu peito 34B que no meu corpo é, ser magra com um peito 'se que nota'. Mas adoro cada vez mais bralettes, mas não me inibo de deixar o soutien em casa de tiver de usar um vestido, macacão sem costas ou um top mais decotado.

    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do post e quem me dera conseguir não usar soutien também! Mas tenho o peito grande e andar sem soutien torna-se mais desconfortável e incómodo. Mas, quando chego a casa, a sensação de o tirar é ótima!

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Deixar de usar soutien é boa ideia só pelo facto de não nos sentirmos presas !
    E no verão não há nada mais chato com o calor.
    Também só uso soutien só mesmo quando tem de ser (também tenho um peito pequeno 34B)

    ResponderEliminar
  11. Para mim seria impensável não usar soutien, mas há alguns que são uma autêntica tortura. Nos dias de calor é mais desagradável, mas regra geral gosto e só me sinto bem se usar soutien.

    ResponderEliminar
  12. Achei este post super interessante! Obrigada por partilhares!
    Um beijinho!
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. 32B muito bem :)
    Já agora... sabes o significado das letras das copas? O que quer dizer A, B C e por ai fora até ao F? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem muito bem nem muito mal, que o tamanho das mamas não é nenhuma conquista pessoal, sejam elas pequenas ou grandes ;)

      Quanto aos tamanhos, os números referem-se à largura das costas, que começam geralmente no 28. As letras são o tamanho da copa, sendo A o mais pequeno.

      Eliminar
  14. Por acaso ha uns tempos eu e as minhas amigas tivemos uma conversa exatamente sobre o assunto e sobre o facto de uma delas até sentir que as mamas estao mais "empinadas" depois de deixar de usar soutien. Eu agora so uso soutiens sem aro mas com alguns tops ja nem uso. O grande problema esta no desporto, a mim falta-me um bom soutien de sustentação porque com isto tudo aos saltos ainda magoa um bocado xD
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim! Nem eu com mini-mamas consigo fazer exerício sem soutien. Um bom soutien de desporto é tudo na vida :P

      Eliminar
  15. Os únicos soutiens que acho confortáveis são os de desporto... De resto, podem tirar-lhes aros, podem tirar-lhes as almofadas (odeio as duas coisas), que eu só gosto mesmo é de chegar a casa e poder tirá-los. A minha copa é a C, não acho muito grande, embora já seja um tamanho que, se não usar soutien, torna-se bastante evidente que não o estou a usar (sobretudo no verão) e isso leva a todo o tipo de olhares/comentários desagradáveis e, apesar de achar extremamente desconfortável andar de soutien, ainda não consegui ultrapassar essa barreira =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não gostas de usar tenta ultrapassar os olhares e comentários tontos. Bem sei que não é fácil, mas podes começar, por exemplo, com tecidos mais grossos/estruturados que não deixam perceber o que se passa lá por baixo :)

      Eliminar
  16. Nunca equacionei a hipótese de não usar soutien porque, lá está, sinto-me toda a 'descair'! Só não uso durante a noite, porque me magoa e aperta! Mas tens razão quanto aos benefícios, também já li estudos que referem as vantagens de não usar soutien. Mas eu não consigo! Além disso, adoro soutiens bonitos (ai intimissimi, essa loja-do-demo!!), mas sei que poderia poupar um bom dinheiro se seguisse o teu exemplo!

    ResponderEliminar
  17. Eu, mesmo não tendo um peito grande, gosto muito de usar. Primeiro porque sou viciada em lingerie, adoro mesmo. E depois porque, esteticamente, acho que me favorece mais e sinto-me mais confortável.
    Acho que varia muito de pessoa para pessoa.

    ResponderEliminar
  18. Que post útil e engraçado ao mesmo tempo.
    Como eu adorava poder usar vestidos sem costas sem a preocupação do soutien. Ai ai :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho um peito pequeno e também adoro que assim seja. Em casa e em férias/fins-de-semana raramente uso soutien, mas no dia-a-dia tenho de usar porque se nota com a roupa que estou sem ele (nota-se a forma da mama e até os mamilos) e como tenho um trabalho sério (advogada), não me sentiria bem a andar sem :) mas fora disso costumo andar e no inverno, como tenho mais roupa vestida, aí não se nota nada. Já usei soutiens push-up ou com aro e esses davam-me essa sensação de alívio no fim do dia quando os tirava. Agora uso tipo esses da imagem, mas de algodão, são bastante confortáveis, ficam bem debaixo da roupa e não me incomodam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, depende muito da roupa que usamos num determinado dia e do ambiente em que estamos. Eu tenho vários tops e vestidos de tecido mais estruturado com os quais não se nota mesmo, e dependendo do ambiente não me importo que se note. Para roupa mais maleável/transparente e ambientes mais sérios também gostos dos bralettes, sem aro e sem almofodas.

      Eliminar
  20. gostei da partilha, interessante :)
    xo, Ana Rita Leite
    WHITE DAISY

    ResponderEliminar
  21. Compreendo o que escreveste, eu própria sinto uma maior "liberdade" quando tiro o soutien, principalmente no verão. Não que me apertem mas porque me faz calor e transpirar.´De qualquer maneira, na minha opinião, não usar soutien tem a ver com o tamanho das ditas cujas, para quema as tem pequenas pode ser agradável mas para quem as tem maiores, acredito que seja maior o desconforto.
    Beijinhos.

    misscokettte.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Olha sou como tu, é raro mesmo. A única cena que me incomodava verdadeiramente era mesmo os mamilos notarem-se, mas já resolvi a situação e comprei umas películas autocolantes próprias na Tezenis!
    Beijinhos,
    http://her-concept.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Para minha tristeza, não tenho um peito pequeno (acho super elegante) mas sim um peito a atirar para o grandito (sou copa C), o que nem sempre me permite andar sem soutien. Mas quando o faço... é mesmo uma sensação maravilhosa de liberdade. Mais ou menos a mesma sensação que tenho ao fazer topless na praia (sempre no estrangeiro, cá em Portugal não tenho coragem, sou uma fraquinha hahaha).

    No dia-a-dia não passo sem soutien mas ao fim-de-semana estou sempre mais à vontade. Tão bom!

    Um beijinho :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de fazer topless na praia, mas depende da companhia e do grau de possibilidade de encontrar alguém que conheço. Olha estar de mamas ao léu e encontrar um antigo professor... quase me enfio num buraco só de pensar :P

      Eliminar
  24. Eu adoro não usar, admito! Em casa então nunca uso, tanto que ao chegar sentia sempre aquele alivio de tirar o soutien, mesmo tendo peito pequeno. Ainda não me aventurei a não usar no dia-a-dia só mesmo porque em alguns tipos de tecido não me sinto totalmente confortável, mas realmente só vejo vantagens! Esse vermelhinho é lindo btw <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  25. Também não gosto particularmente de o usar, mas acho que a questão é diferente para quem tem o peito maior.
    Eu não tenho um peito muito grande, logo há muitos dias que não uso. Não me incomoda o aparecimento dos mamilos (sério, TODA A GENTE TEM!), não me incomoda que se perceba que não uso (e para quem fica incomodado, FECHEM OS OLHOS!) mas há algumas roupas que precisam que uso devido à forma do meu peito.
    Agora para quem tem um peito grande, tenho imensos exemplos na família, o uso do soutien é indispensável para o conforto. Um bom soutien com um bom suporte é indispensável para estas mulheres.
    A questão é, cada uma faz o que lhe agrada mais. Não temos de usar só porque nos convenceram que sim.

    ResponderEliminar
  26. Que bom post! Realmente tenho estado atenta a vários artigos sobre o assunto, mas não conseguirei deixar de usar.
    Ainda que fosse muito a minha vontade, não consigo devido ao meu peito ser grande. Mas quando estou por casa, é uma sensação otima poder andar sem ele. :)
    Obrigada pelo teu ponto de vista e parabéns pelo blogue :)

    with love,
    Utopia.

    ResponderEliminar
  27. Eu não gosto de utilizar sutien, odeio mesmo. É um desconforto enorme. Mas infelizmente o meu peito grande não me permite não utilizar. Nem bralettes consigo utilizar.
    Beijinhos, GIVEAWAY A DECORRER! | Dare to Wear ♥ | Youtube ♥ | Instagram ♥

    ResponderEliminar
  28. Olha deixaste-me aqui a pensar e a questionar.
    Contudo não creio que deixe completamente de usar soutien quando saio de casa, devido aos mamilos... Sinto-me desconfortável.

    O blog da Polegarzinha

    ResponderEliminar
  29. Hm não sei o que pensar... leio isso e penso "que fixe", mas depois olho para aqueles documentários com indias de peito à mostra e penso "hmm não me parece" xD (ok que muitas têem filhos cedo, mas ainda assim...)

    Eu uso um 85C (acho q isso dá um 38C mas não tenho a certeza) e usar soutien não me incomoda, durmo com eles e tudo (mas esses são sempre menos apertado, também para alivio psicológico), mas é verdade que gostava de usar certas roupas e não dá jeito o soutien aparecer e não gosto da forma do peito sem soutien x.x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que isso das índias é um bocado "confirmation bias", pode haver outros motivos para isso, e nem todas têm as mamas caídas.

      A mim também não me incomodava usar soutien, tanto que quando o tirava sentia-me desconfortável... mas ao deixar de usar essa sensação desapareceu.

      Eliminar
  30. Uau, não me consigo imaginar a deixar de usar soutien, já é uma coisa tão intrínseca em mim!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Eu adoro chegar a casa do trabalho e tira-lo, sinto-me bem mais confortável... Ultimamente prefiro os de renda, sem aros nem enchimentos, penso tal e qual como tu!!

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.