Estas contagens decrescentes

Faltam poucos dias para começar a trabalhar. Só tive boas experiências profissionais até agora - uma posição muito cansativa mas muito gratificante numa ONG, uma aplicação das ferramentas antropológicas ao mercado e uma curta experiência de trabalho académico. Mas foram, todos eles, projetos de curtíssima duração, coisas muitos específicas que serviram para cultivar alguma experiência e preencher o CV. Agora é mais a sério, e estou tão entusiasmada quanto expectante. O género de trabalho que vou fazer está entre os pouquíssimos que realmente faria por gosto, e por isso a vontade está cá. Mas, por outro lado, ainda não conheço o ritmo, as particularidades... enfim, todas as nuances que só descobrimos fazendo. Tentei preparar-me da melhor forma, até porque tive bastante tempo - informei-me sobre o projeto no qual vou participar, li vários textos e o livro de base e, nessa vertente, estou certa de que vou entrar já com algum conhecimento e ideias. A antecipação é grande não só em uma frente: tenho tantos planos a curto e médio prazo, tantas prioridades para organizar, tantos desejos que passarão a ser uma possiblidade real quando começar a trabalhar que tenho que me obrigar a desfrutar um dia de cada vez, como me parece que deve ser. 


Nas questões mais práticas, e assim de repente, parece-me que exagerei um bocadinho nos preparativos - por exemplo, passei os últimos dias a lavar e arrumar TODA a minha roupa, incluindo pijamas e roupa de desporto, para não ter esse tipo de preocupação nas primeiras semanas. Pode ser pateta, mas as dinâmicas de gestão do tempo são um ponto sensível porque são-me um bocadinho alheias. Durante a licenciatura tinha aulas apenas quatro dias por semana, começando sempre às 13h (sim, muita sorte), e no mestrado aulas noturnas três dias semanais. Parecendo que não, a época mais aterafada da minha vida deve ter sido o ensino básico, e a partir daí habituei-me a ter sempre tempo de sobra para tudo. Acordar cedo, andar diariamente de transportes públicos e, em geral, estar totalmente ocupada cinco dos sete dias da semana vai ser, à parte do trabalho, uma novidade em si mesma. E por isso tenho que vos perguntar - têm dicas, coisas práticas que facilitem estes primeiros tempos? É que gostava muito, por exemplo, de conseguir arranjar-me em quarenta minutos em vez da hora e meia habitual. 

37 comentários

  1. Eu demoro 45 minutos todas as manhãs e este tempo inclui, entre outras coisas, duche, pequeno almoço e maquilhagem (coisas que há quem dispense pela manhã).

    Acho que ajuda ter o armário com a roupa organizada do modo mais funcional possível. Por exemplo, eu tenho a roupa que definitivamente não levaria para o trabalho (neste momento sou novamente estudante mas aplico o mesmo método) separada da roupa que posso levar para o trabalho e tenho já alguns conjuntos pensados o que me poupa imenso tempo naqueles dias em que não me sinto muito criativa. Faço o mesmo com o calçado e bijuteria.
    O meu cabelo dificilmente ultrapassa a medida do ombro. Uso-o assim curto já há muitos anos o que torna a minha vida muito mais prática. Apenas vou variando no corte (mais ou menos reto, com ou sem franja, etc)
    Quanto à maquilhagem tenho procurado obter o melhor resultado possível com o menor número de produtos possível. Base, máscara, iluminador e uma cor ou brilho nos lábios e não passo muito disto no dia a dia. Tratar da pele, ainda assim, é a minha prioridade, de manhã e à noite.
    O meu pequeno almoço varia muito pouco, pelo que prepará-lo já é quase uma tarefa automatizada.
    Os lanches diários preparo-os na véspera assim como outro material que precise de levar comigo (livros específicos, etc).

    Espero ter ajudado. :) Não sou a rainha da organização ou da gestão do tempo mas tenho trabalhado nos últimos anos para melhorar isso.

    Li alguns livros que me ajudaram nestas e numa série de outras questões:
    "A Arte da Simplicidade" de Dominique Loreau;
    "Do Less, Get More - How To Work Smart And Live Life Your Way" de Shaa Wasmund e
    "Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida" de Marie Kondo.

    Claro que grande parte das melhorias surgem quando começamos a conhecer-nos melhor.

    Sou licenciada em Design, embora hoje me dedique a uma área completamente diferente (Direito). Forma, função e estética são conceitos que me são muito queridos e continuam muito presentes na minha vida o que se tem revelado uma mais valia.

    Espero ter ajudado. :) Se me lembrar de mais qualquer coisa, passo por aqui.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela ajuda, Carmen. Não respondi logo, mas ficou tudo registado :)

      Eliminar
  2. Eu também costumava demorar séculos a despachar-me antes de sair de casa, mas desde que comecei a trabalhar (já há 3 anos) que passei a utilizar várias técnicas para ser mais rápida. Aqui vão algumas dicas que eu pratico:

    - Lavar o cabelo à noite, quando é dia de o fazer. Isto poupa mesmo muito tempo principalmente a pessoas que têm uma juba como a minha que demora imenso a lavar e a secar...
    - Pensar na roupa que vamos usar no dia anterior. Imprescindível!
    - Ter todos os produtos que sabes que vais usar de manhã (cremes, tónicos, escovas, óleos...) arrumados, mas sempre à mão.
    - Preparar a comida que vamos levar sempre no dia anterior e deixar tudo preparado junto à porta (se possível). Isto porque se fores como eu esqueces-te das coisas todos os dias :P
    - Manter uma rotina matinal para que tudo seja mais intuitivo e rápido :) Eu, por exemplo, começo por ir ao WC e faço tudo o que tenho a fazer por lá: lavar os dentes, pôr as lentes, lavar a cara, etc.
    - Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo :D Isto já é mais desafiante, mas eu por exemplo costumo dar comida à minha cadela enquanto lavo os dentes.

    Nota: acordo cerca de meia hora antes de sair de casa e para além de me despachar ainda vou com a minha cadela à rua :)

    Espero ter ajudado querida Nádia :) Um beijinho e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é um sonho de eficiência, Marisa! Trinta minutos para tudo? QUERO! Eu não sei porque é que demoro tanto, na verdade até sou despachada e faço tudo rápido, mas depois acabo por pensar que tenho mais tempo e perco-o em coisas parvas - entro no Facebook, tento desenrolar os fios dos auriculares... sei lá. Mas é verdade que costumo tomar banho de manhã e, para além disso, tenho que lavar (e secar, e esticar...) o cabelo todos os dias. Dá graças por teres uma juba em vez de um cabelo mega oleoso!

      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  3. Uma coisa que eu acho essencial para sair de casa sem grandes preocupações pela manhã é deixar tudo pronto de véspera. Marmitas feitas, lanches prontos, roupa escolhida. De manhã é só levantar, higiene básico e vestir (se tomares banho à noite, senão é preciso mais tempo de manhã para isso). Sempre o fiz e ajudou-me imenso. Agora com o meu trabalho, como só visto as roupas da farda, é mais simples :) Criar rotinas para dormir também ajuda. Há que haver horas certas para deitar senão custa mais a levantar. Quanto aos transportes, estar sempre prevenida para o caso de aquele autocarro não passar ou o metro estar em atraso, etc. Sair mais cedo de casa a contar com essas eventualidades. De resto, boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  4. Sou uma pessoa que se organiza melhor com horários, nas férias tanto tempo livre e não faço nada de jeito. Para mim o importante é deixar tudo no dia anterior preparado para o dia seguinte, desde deixar a cômoda cheia de coisas para enfiar na mala de manhã e a roupa a vestir. E por isso não dispenso um pequeno-almoço tranquilo e tempo para uma rápida make-up :)
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte no novo trabalho, vais ver que corre tudo bem! Em relação às dicas, acho que as melhores coisas que podes fazer para te arranjares mais rápido são tomares banho à noite e escolher a roupa no dia anterior. Parecendo que não, são coisas que ajudam imenso :)

    Há giveaway a decorrer no blog, participa! ♥
    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  6. Está quase :) Aquilo que te posso dizer é que, com o hábito, vais conseguir organizar-te e orientar-te melhor. Eu consigo despachar-me em 40 minutos; confesso que só escolho a roupa de manhã pois já tentei escolher de véspera e acontecia que, de manhã, já não me apetecia vestir aquilo; de resto, deixo a marmita e os lanches já prontos, os produtos de maquilhagem estão sempre à mão, o que preciso já está na carteira, por isso, é sempre a andar. O pior, para mim, é quando chego a casa. Tenho a sorte de a minha mãe ter sempre o meu jantar quase pronto, mediante aquilo que lhe digo que quero comer. Mas quando for viver sozinha (em breve, espero) já não vou poder contar com essa mordomia!
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço todas as minhas refeições há anos e se já acho que cozinhar todos os dias é uma seca agora, nem imagino quando começar a trabalhar. Acho que vou começar a fazer comida para dois ou três dias!

      Obrigada :)

      Eliminar
  7. Durante a licenciatura também só tinha aulas durante quatro dias por semana, mas bons horários nunca vê-los, com a excepção de um único semestre em que só tinha aulas dois dias por semana, mas com o senão de serem quase 6h de aulas seguidas. E a nível de ocupação, no meu caso acho que foi o contrário. À medida que fui avançado ia tendo ou, pelo menos, fazendo mais trabalho; mas isso também é muito porque era completamente desleixada durante o ensino obrigatório. E como na minha licenciatura bastava o mínimo, até agora acho que nunca estive mais ocupada que no meu mestrado - que daqui a uns anos já irá parecer "peanuts" para mim, já que daqui a umas semanas, se conseguir arranjar um part-time jeitoso, começo a estudar e trabalhar ao mesmo tempo, o que será uma experiência no mínimo desafiadora.

    Eu acho que não fizeste nada mal em ter já isso tudo preparado. E até arrumar a casa ou simplesmente o quarto me parece uma boa sugestão. Acredito que mesmo que se esteja bastante ocupada ainda se arranja um tempinho para tudo isto, mas se podermos evitar ter tarefas extra nas primeiras duas semaninhas (mais coisa menos coisa) em que se começa num novo emprego ou um novo ano lectivo, acho que já é meio caminho andado para nos habituarmos à nova rotina mais facilmente.

    Subscrevo por baixo nas dicas que foram dadas nos comentários. Para não se ter de acordar mais cedo do que aquilo que somos muitas vezes forçados, eu também costumo optar por tomar banho ou pelo menos lavar o cabelo à noite, embora isto dependa muito do tempo que se leve. Se não for preciso usar muita maquilhagem, o melhor é mesmo optar pelo mínimo necessário que assim poupa-se tempo. E se der para fazer pequenos-almoços para se comer pelo caminho é mais tempo que se ganha. No fundo, eu penso que quanto mais coisas podermos fazer ou preparar na noite anterior, melhor e mais depressa nos podemos despachar na manhã seguinte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho tendência para ver as ocupações mais como obrigações, e como não gostava de várias disciplinas do ensino básico tendo a lembrar-me dessa altura como mais atarefada, porque tinha que fazer várias coisas de que não gostava. Na licenciatura e mestrado trabalhava mais, mas como era por prazer quase que se misturava com o tempo livre. É uma perceção um bocadinho distorcida e só agora reparei nela.

      Eliminar
  8. Jesus tu estás mesmo mal habituada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, claro. Pior mesmo só a duquesa de Cambridge.

      Eliminar
  9. Eu deixo tudo pronto no dia anterior e penso nos conjuntos para toda a semana no domingo, não há plano melhor.

    Um beijinho,
    Sofia

    http://laprincipessa.pt/

    ResponderEliminar
  10. Para além do que já foi dito, de arranjar a a roupa, acessórios, carteira, tudo pronto no dia anterior, comigo só resultou quando comecei a acordar meia hora mais cedo, é mais um pequeno esforço, mas assim tenho a certeza que consigo e não chego atrasada...
    Quando não consigo, tomo o pequeno almoço no caminho..
    Beijinhos e boa sorte!!! Tenho a certeza que com o tempo vais arranjar os teus próprios truques.

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais, boa sorte para a nova etapa que está a chegar!
    De momento não estou a trabalhar mas posso responder na mesma o que costumo fazer... algumas coisas preparo no dia anterior, como a roupa, ver se tenho tudo dentro da mala, acessórios, o calçado, deixo a maquilhagem que devo usar mais à mão para ser mais rápido não andar à procura disto ou daquilo. Quanto ao banho, pra mim depende, tanto pode ser de manhã como à noite, mas se calhar à noite é melhor para poupares tempo de manhã!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte, vais ver que vai correr tudo bem!
    Quanto às dicas: para poupares tempo, prepara à noite, tudo o que precisas fazer de manhã. Escolher a roupa e os sapatos, os acessórios e eu até coloco logo de parte a roupa interior. Se tiveres que levar comida, prepara-a também à noite. São coisas que eu faço porque gosto muito de dormir de manhã, nem que sejam mais 5 minutinhos ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de dormir de manhã... em contrapartida, detesto dormir à noite :p

      Eliminar
  13. Vai correr tudo lindamente ;)! Não precisas de passar da hora e meia para os 40 minutos, vai fazendo de forma mais gradual. Se sempre gostaste de te levantar cedo já é um bom principio. A própria rotina vai fazer-te gastar menos tempo e é como tudo não tentes imaginar vai acontecendo conforme. Em relação à roupa nunca consegui mais que a véspera, dificilmente sei como vou acoradr e o que me apetece vestir. Mais importante nunca deixes de fazer o que gostas mesmo que seja menos frequente, viver casa trabalho é mau!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Boa sorte e vais ver que vai correr tudo bem.
    As melhores dicas que te posso dar são:
    - Escolhe a roupa no dia anterior e mete tudo o que precisas na mala
    - Toma banho à noite e de for preciso arranja o cabelo à noite (demanhã dá só um jeitinho)
    - Come qualquer coisa rápida (que até possas comer no caminho)
    Espero ter ajudado, beijinhos

    www.kiza.pt

    ResponderEliminar
  15. Quando tenho demasiado tempo para me preparar para as coisas também sou assim, exagero imenso. Muitas vezes parece que me estou a preparar para o fim do mundo! Não tenho muitas sugestões e a verdade é que só com o tempo nos habituamos, mas posso dizer que das coisas mais complicadas que tive foi a gestão de refeições. Como quero sempre poupar para as viagens é imprescindível levar comida de casa e, se ao fim-de-semana não faço um plano semanal e as compras necessárias, o mais certo é estar a ter um colapso nervoso durante a semana. De resto, o normal: tentar dividir as tarefas ao longo da semana e não querer fazer tudo de uma vez (nem acumular tudo para o fim-de-semana porque depois nem blog, nem tarefas, nem descanso). Se tiveres uma grande participação na vida doméstica (que é como quem diz, se tens tu de tratar da roupa, limpezas e comida) os primeiros tempos vão ser mais cansativos, mas depois habituas-te. No meu caso inclusivamente simplifiquei algumas tarefas, caso contrário passava o tempo livre a tratar da casa. Ah e aproveitar o fim-de-semana para descansar a sério, passear, apanhar ar. E convenceres-te de que, se não houver publicação no blog, não tem mal - descansar é preciso! Li ali em cima que costumas tomar banho de manhã - esquece! Toma no dia anterior, poupa imenso tempo. Isso e deixar a roupa mais ou menos pensada e marmita (se levares) feita. E faz um esforço por te deitares a uma hora decente. Admito, às vezes perco-me no computador e não durmo o que devia - e no dia a seguir só penso em dormir.
    Epa fico tão entusiasmada por ti! Novamente, boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me imagino a levar sempre refeição pronta, provavelmente vou alternar entre semanas em que levo marmita e outras mais despreocupadas. Mas sim, cozinhar todos os dias consome imenso tempo! Eu trato da minha roupa e comida há muito tempo, por isso já aprendi alguns métodos para poupar tempo nessa frente.

      Beijinhos e obrigada :))

      Eliminar
  16. Ter a roupa toda preparada não é tolice é o mais inteligente que fazes. Se além de lavares a puderes passar também é óptimo. Eu demorava imenso tempo a escolher a roupa e, tendo tudo arranjado, é mais fácil. Se conseguires deixar na noite anterior o que vais usar no dia seguinte melhor ainda. Assim nem perdes tempo a escolher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lavei, passei, separei a que já não queria... sinto que perdi anos de vida com esta trabalheira!

      Eliminar
  17. Provavelmente não serei grande ajuda uma vez que ainda estou no secundário, mas as únicas dicas que costumo dar para gestão de tempo e demorar menos tempo de manhã é tomar banho à noite, organizar as coisas para o dia seguinte também à noite e dar uso a uma agenda (o que provavelmente já fazes mas nunca é demais dizê-lo)

    Boa sorte!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito de agendas, mas acabo sempre por escrever tudo nos rascunhos do telemóvel :P

      Eliminar
  18. Eu diria que o melhor era prepares tudo o que podes preparar no dia anterior. Poupa imenso tempo!

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Costumo arranjar-me em 20 minutos...não foi logo mas o hábito tornaram as coisas bem mais rápidas para mim. Sem dúvida que há coisas que têm de estar prontas desde a noite anterior mas fora isso começo por dividir bem os minutos de manhã...de manhã gosto sempre de tomar um duche rápido por exemplo (tomo o banho a sério à noite) e para este duche perco 2 minutos, 7 minutos para maquilhagem, 2 minutos para vestir, 1 minuto para lavar os dentes, 3 minutos para abrir os meus cães e fazer lhes umas festas (depois perco mais tempo com eles na hora do almoço)...café, pegar no pequeno almoço, verificar todas as portas fechadas e siga.
    No carro é quando como...eu sei não devia mas já aos anos que tenho este hábito (isto para não saltar o pequeno-almoço).
    Mas o que ajuda a tudo isto é mesmo a preparação na noite anterior.
    E vais ver que vai correr bem, o início de algo tem sempre esse período de habituação mas passa rápido:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20 minutos é tão bom! Eu também acho importante fazer um pequeno-almoço que dê para levar. Como o meu é sempre um smoothie, tenho essa parte facilitada.

      Beijinhos =)

      Eliminar
  20. Olá! As dicas que te iria dar estão nos comentários acima. Se o teu cabelo é muito oleoso arranja um champoo seco para não gastares tempo de manhã a lava-lo. Apenas te digo isto: tu vais conseguir reduzir o tempo que demoras a te preparar de manha porque se demorares 1h30m vais andar morta de cansaço e vais mudar para diminuir esse tempo. Acredita!
    porondeandaasofia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Boa sorte para esta nova fase. Eu diria que o melhor é preparar tudo o que for possível no dia anterior e usar fins-de-semana para preparar refeições a granel.

    Beijinho,
    Vanessa

    ResponderEliminar
  22. Pode ser uma transição um pouco brusca, mas nada como uma transição brusca para proporcionar as circunstâncias de que precisamos para nos adaptarmos.
    Ires fazer o que gostas é mesmo muito bom! Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  23. Quanto à gestão do tempo não sou a pessoa mais indicada para te ajudar :o
    mas essa posição que tiveste numa ONG deixou-me bastante curiosa, será que poderias contar mais? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia! Sim, posso fazer um post sobre isso =)

      Eliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.