Olha que bela ideia! #2: Good After



A segurança alimentar é uma questão séria e os prazos de validade são uma vertente importante desta preocupação. Numa ida ao supermercado, muitos de nós verificam os prazos nas embalagens, especialmente em alimentos mais rapidamente perecíveis - temos, por exemplo, maior atenção à validade de um iogurte que àquela de um pacote de bolachas, certo? E a verdade é que enquanto certos alimentos apresentam um palpável risco para a saúde caso sejam consumidos fora de prazo, outros continuam seguros. Há uns tempos quis fazer granola pela primeira vez. Tinha-me cruzado com a receita algures na internet e, apesar de já a noite ir avançada, tinha vontade de experimentar naquele momento. Mas, não sendo a maior fã de aveia, não é algo que compre regularmente, e por isso tinha apenas uma embalagem cujo prazo de consumo preferencial tinha expirado há um mês. Quando procurei saber se poderia aproveitar essa embalagem fiquei surpeendida: afinal, a aveia pode apresentar-se boa para consumo até dois anos após o fim do prazo preferencial. Deixei o medo de lado e fiz a granola com a aveia fora do prazo recomendado para consumo, cuja receita podem encontrar aqui no blog. 


Enquanto determinados produtos têm uma data de validade explícita, sendo o prazo precedido pela indicação "consumir até", muitos apresentam apenas a recomendação de "consumir de preferência antes de", ou "best before". Para estes produtos, existe agora a Good After, um supermercado online sediado no Porto e que faz entregas em Portugal e Espanha continentais. Lá encontrarão produtos que se aproximam ou já ultrapassaram a data preferencial de consumo com descontos que vão até 70%. Os produtos dividem-se nas categorias de mercearia, bebidas, saúde e bem-estar, beleza e higiene, casa, auto e jardim, animais, bio e comidas do mundo e o prazo de validade presente na embalagem é apresentado na ficha de cada produto, permitindo ao consumidor fazer uma compra informada. Existem ainda alguns produtos que não têm prazo de validade recomendado ou não estão perto de o ultrapassar, sendo apenas excedentes de stocks que não encontraram lugar nos supermercados convencionais. 


Ainda não fiz uma encomenda, mas acho que vale muito a pena espreitar o sítio online, até porque a logística de envio e entrega me parece muito bem organizada: os produtos serão entregues em 1-2 dias úteis, os portes são baixos e gratuitos em compras superiores a €49 e a encomenda pode ser recebida em casa ou, alternativamente, levantada nos CTT ou loja Worten da vossa preferência. Podem ainda consultar a explicação da Good After acerca dos prazos e data preferencial de consumo aqui.

15 comentários

  1. já tinha ouvido falar mas nunca pesquisei, vou cuscar :)

    ResponderEliminar
  2. Que grande ideia! Claramente, há muuuuuita, muita coisa que está boa muito para além do prazo...e 70% é dinheiro!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Sempre com bons e interessantes posts.

    Beijinhos, excelente fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu não consumo nada fora do prazo, mesmo que saiba que não está estragado. Uma vez comi uns panados que estavam fora de prazo há 3 meses ( acho eu ) e não sabia e senti-me tão mal, mas tão mal, que achei que ia morrer. Ainda por cima não fazia ideia da razão de estar assim. Só mais tarde é que me lembrei de ir ver a embalagem dos panados.

    ResponderEliminar
  5. Já andei muuuitas vezes lá pelo site e adoro a ideia :p
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Não fazia ideia que tal coisa existia mas acho uma belíssima ideia e vou já lá dar uma espreitadela!!

    ResponderEliminar
  7. No Continente, de vez em quando, aproveito as promoções de prazo de validade próximo.

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ouvido falar nesse novo supermercado e confesso que fiquei curiosa para conhecer, mas está muitoo longe de mim ahaha.
    Eu às vezes compro produtos perto da data de validade quando estão em promoção mas tenho sempre em conta a validade, embora muitas das coisas têm uma validade muito superior à que está sempre descrita na embalagem, como o caso da aveia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, mas parece-me uma boa maneira de não desperdiçar comida que ainda é consumível!

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esse supermercado online mas já conhecia essa diferença das datas.
    Como sempre, mais um post super interessante ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ja tinha ouvido falar, mas nunca f8z nenhuma encomenda. Ate gostava de experimentar!

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Uma ideia/iniciativa muito curiosa que confesso desconhecia.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  13. Embora já seja algo que alguns hipermercados fazem de vez em quando, não me parece nada uma má ideia ter uma plataforma mais abrangente, já que permite a entrega ao domiciliário.

    Isto da validade dos produtos tem muito que se lhe diga. Eu nunca liguei muito às validades dos produtos de beleza, nunca me dei mal com nenhum deles, e assim faço com que as coisas durem bem para lá dos supostos prazos de validade. Com produtos alimentares já tenho mais atenção, mas mesmo assim há imensa coisa que se preserva bem no frigorífico para lá da sua validade, embora não funcione bem com todos os alimentos. Por isso esta loja parece-me uma óptima oportunidade de não se desperdiçar alimentos.

    R.: oh obrigada pelo aviso. Eu sei que acontece em mais um blog mas ainda não percebi bem porquê. Tenho de ir averiguar a situação.

    ResponderEliminar
  14. Uau, realmente é um conceito fantástico! E realmente a granola parece mega fácil de fazer por casa, tenho mesmo que fazer.
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  15. Não podia concordar mais: que bela ideia!
    Eu farto-me de consumir coisas cujo prazo preferencial já foi ultrapassado e é como dizes, desde que tenhamos atenção ao estado dos produtos, não há grande perigo para a nossa saúde e ao mesmo tempo reduzimos o desperdício. Afinal, mesmo dentro do prazo indicado na embalagem já cheguei a deparar-me com produtos que não estavam em condições de ser consumidos...
    Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.