Veggie places: Paladar Zen




É incrível como estudei cinco anos em Lisboa sem, ao longo desse tempo, ter experimentado um único restaurante vegetariano. E que tenha passado mais um ano, em que já não estudando ia semanalmente a Lisboa espairecer e ao cinema, metida nos Burger King e Pans desta vida. E a quantidade de espaços veggie que há! Entre restaurantes veganos, vegetarianos e veggie-friendly são mais que muitos, e se agora já visitei alguns a minha lista não para de aumentar, entre aqueles que descubro e os novos que vão surgindo (o mais recente é o Ohana by Naz, no Parque das Nações, que ando a morrer para visitar). O Paladar Zen foi o primeiro que conheci, e por uma combinação de fatores - proximidade, relação qualidade/preço, o facto de ser buffet - é aquele a que mais tenho regressado. 


Num espaço simples, que é sóbrio sem ser antiquado, encontramos um restaurante vegetariano com opções veganas (sem queijo/ovos/mel). Só as bebidas e as sobremesas estão no cardápio - o  restante do serviço é buffet (que podem repetir as vezes que quiserem), com sopa, 12 variedades de saladas/pratos frios (há sempre sushi vegano), e entre 4 a 6 pratos quentes. Das minhas visitas fiquei com a ideia de que, para os pratos quentes, o restaurante aposta em versões veggie de pratos tradicionais portugueses, o que ficou ainda mais claro na mais recente visita, com coisas como arroz de feijão, cozido à portuguesa, pataniscas e açorda de tomate e coentros.  E eu, que não sou a maior admiradora do nosso estilo de cozinha, gostei muito da maioria destes pratos (da maioria, porque só muita fominha me faria comer arroz de feijão). Ainda assim, os pratos frios são os meus favoritos, e o sushi é de repetir várias vezes. Faltam-me provar as sobremesas, mas os sumos naturais são variados e saborosos, como cabe a um restaurante vegetariano.






Desde que me tornei vegetariana, a minha relação com a comida melhorou a olhos vistos, ao ponto de, gradualmente, ter passado de ver as refeições como forma de combustível a adorar comer. Do alto dos meus 46 kg, acho que como mais que a média (quanto mais não seja porque não restrinjo calorias), o que me faz preferir os restaurantes buffet aos à la carte. Além disso, gosto que as minhas refeições sejam compostas principalmente por hidratos de carbono, algo que é muitas vezes difícil encontrar nos menus. Buffet wins - e este é muito, muito bom. Super recomendo, para vegetarianos, veganos e curiosos.


(O Paladar Zen fica na Av. Barbosa du Bocage, no Campo Pequeno. Encerra aos domingos e feriados. O custo do buffet, para adulto, varia entre os €8 e €10, dependendo do dia da semana. Se quiserem saber ao que vão, podem consultar a ementa diária no site, Facebook ou Instagram do Paladar Zen. Tem também opção de take-away.)

13 comentários

  1. Olá, eu estou a tentar entrar neste mundo vegetariano, mas confesso! é difícil quando não se tem apoio em casa. O teu prato é lindo e colorido. Sabes de algum restaurante vegetariano no Porto?

    Beijinhos!!!!

    ♡ Blog Life Enthusiast
    ♡ VENHA PARTICIPAR DO PASSATEMPO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lanne,

      Parabéns pela tua decisão :)
      Ser-se vegetariana é muito mais simples do que pode parecer ao início. Eu hoje acho estranho como é que alguma vez comi animais!

      No Porto (ainda) não experimentei nenhum, mas podes ver alguns aqui: https://nit.pt/buzzfood/01-04-2016-9-restaurantes-vegetarianos-que-tem-mesmo-de-conhecer

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Isto ia tudo muito bem até falares na localização do restaurante: Campo Pequeno! Haverá paradoxo maior que este? Bem, é para contrabalançar. Uma área geográfica reduzida consegue conciliar um espaço amigo dos animais com outro onde eles são tratados da pior maneira possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Mas há muito no Campo Pequeno para além da praça de touros (que, por sinal, fica num edifício bem bonito e que espero que seja no futuro aproveitado para empreendimentos mais respeitáveis).

      Eliminar
  3. Fiquei curiosa... tenho de arrojar na minha alimentação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores por aí, vais descobrir outro mundo de comida :)

      Eliminar
  4. Restaurantes melhores que o Paladar Zen (mas mais caros, também): OrganI Chiado - o meu preferido! ou o Ao 26 (melhores sobremesas de sempre). O Foodprintz Café tem um ricotta de comer e chorar por mais. O Miss Saigon tb é um mimo. Agora abriu o Aloha Café Bio que até tem brunch vegan!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desses já fui ao Ao 26, e fiquei com fome! É muito bom, mas as quantidades não me parecem as ideais para uma refeição vegetariana. A menos que se coma entrada, sopa, prato principal e sobremesa, mas assim fica um balúrdio. As sobremesas são ótimas, sim :)

      O brunch do Aloha Café já está na minha lista para ir há umas semanas.

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Nunca fui a um restaurante vegetariano... Mas aqui na minha zona também não tenho conhecimento que haja, mas gostava imenso de experimentar :)

    ResponderEliminar
  6. Que bom ver-te de volta! *-* Infelizmente na minha zona não há nada disto! Mas tenho apostado em refeições mais vegetarianas/vegan por casa e tenho adorado. Esse espaço parece fantástico, e a comidinha tem mesmo boa pinta :) Algo completamente random: temos o mesmo peso, haha.
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  7. Nunca tive coragem de ir a um restaurante desses...

    ResponderEliminar
  8. Yey, voltaste ^_^
    Adooooooooro esse restaurante, mas acho que tem muitos altos e baixos: há dias em que a comida é para lá de espectacular e há outros que nhé.

    Beijinho <3

    ResponderEliminar

© Kill Your Barbies. Design by Fearne.